Grupo delimita ações de reestruturação na comunidade Mangabeiras

Por Assessoria 30/07/2013 10h10
Grupo delimita ações de reestruturação na comunidade Mangabeiras
Foto: Assessoria
Em encontro realizado na sala de reuniões do Centro Administrativo Antônio Rocha, nesta segunda-feira (29), um grupo da Prefeitura de Arapiraca e da academia traçou diversos planos de ação que devem ser executados ao longo deste semestre na comunidade de Mangabeiras, zona rural da cidade.

No “Planejamento Estratégico Mangabeiras 2013/2015”, com o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB), foram delimitadas articulações para o desenvolvimento comunitário, reforma no aterro sanitário, presença de transporte coletivo e mais iluminação, regularização das casas e reparos e construção de fossas sanitárias.

Além disso, grande enfoque a princípio será para a captação de novos filiados para a Associação dos Catadores de Arapiraca (Ascara) e regularização de todos os documentos do órgão até o dia 15 de setembro.

Com a licença ambiental, o local pode receber materiais recicláveis de empresas de Arapiraca, criando um elo de educação ambiental. “As empresas associadas à Ascara terão um certificado ambiental, renovado a cada seis meses”, diz Ismael Nunes Júnior, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa).

Segundo ele, estabelecimentos como Nutrishop, O Boticário e Mitsubishi já são parceiras da Associação dos Catadores de Arapiraca. Aliado a isso, há um estudo da Ufal campus Arapiraca com estudantes do 7º período de Ciência da Computação que ajudará ainda mais estes catadores de Mangabeiras. O projeto, que se chama “New Recicle”, é de uma balança que orientará os trabalhadores na pesagem exata do lixo, agilizando o processo de trabalho e otimizando os lucros (leia detalhes aqui).

“Estamos trabalhando para trazer benefícios diretos para a comunidade, mostrando que a academia está a serviço do povo arapiraquense”, diz professor Alexandre Paes.

Junto a isto, o núcleo pedagógico da Ufal, com a professora Sarah de Oliveira Lollato, também se encaixa para orientar e conscientizar os catadores do trabalho que é feito diariamente de coleta dos resíduos sólidos.

“A intenção do secretário Daniel Rocha é a melhor possível, dando foco nos catadores. Os gestores estão começando a trabalhar de forma sistêmica, o que é muito bom para Arapiraca. Queremos, com estas reuniões e execuções dos planos, que esses trabalhadores de Mangabeiras sejam protagonistas do próprio desenvolvimento”, pontua o coordenador da Agenda 21, José Matias Irmão.

Estavam reunidos no encontro o secretário adjunto municipal de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Territorial, Cícero Barbosa; representando o secretário municipal de Assistência Social e Juventude (Semas), Daniel Rocha, a assistente social e coordenadora do programa Visão Mundial, Joelma Ribeiro; a pedagoga da Semas, Lúcia Lopes; o coordenador da Agenda 21 da Semasa, José Matias Irmão.

Também participaram do evento, o representante da Semasa, Ismael Nunes Júnior; a professora de Psicologia da Educação, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Sarah de Oliveira Lollato; o professor e coordenador do curso de Ciência da Computação na Ufal, Alexandre Paes; o professor do Centro de Educação da Ufal Maceió, à frente do Núcleo da Rede Interuniversidades de Estudo e Pesquisa Sobre Trabalho (Unitrabalho), Cézar Candeias; e alunos bolsistas da Ufal.