Estudantes de nutrição da Ufal planejam paralisação

Universitários pretendem estimular a abertura imediata de novo concurso público para o cargo de nutricionista no Hospital Universitário

05/07/2013 13:30

A- A+

Robson Muller - Estagiário

compartilhar:

Com o objetivo de estimular a abertura imediata de novo concurso público para o cargo de nutricionista no Hospital Universitário (HU), estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) decidiram, durante uma assembleia geral, paralisar suas atividades na próxima quarta-feira (10).

Segundo as informações publicadas em uma nota emitida pelo Diretório Central Estudantil (DCE), para atender o déficit de nutricionistas do HU é necessário a contratação de, pelo menos, 30 profissionais. Atualmente, a unidade conta com a colaboração de apenas cinco especialistas da área de nutrição.

A nota ainda pontua que alguns setores como o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), o hospital DIA e a maternidade estão funcionando de forma irregular e desprovida de auxílio profissional de nutricionistas, o que vem prejudicando diretamente o atendimento da comunidade.

Além disso, a falta de materiais hospitalares interfere na qualidade do trabalho desenvolvido por nutricionistas e demais profissionais da unidade. Durante a paralisação, os universitários também pretendem integrar o Ato em Defesa do HU, movimento organizado por estudantes, professores e servidores da Ufal contra a privatização da unidade e a precariedade da saúde pública.


 

Primeira Edição © 2011