Hospital Universitário volta a realizar cirurgias após normalização de estoque de medicamentos

04 jun 2013 - 12:28

Foto: Divulgação

O Centro Cirúrgico do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) voltou a funcionar nesta terça-feira, 04, após a normalização no estoque de medicamentos e insumos na instituição e a reativação dos leitos na UTI Geral. A programação do setor previa a realização de 12 cirurgias para hoje em especialidades diversas. Já para amanhã, 05, estão programados 17 procedimentos cirúrgicos. Funcionários do setor estão fazendo o agendamento das cirurgias que foram suspensas e comunicando aos pacientes a nova data para realização do procedimento.

Além do Centro Cirúrgico, também foi normalizado o atendimento na maternidade do hospital, que hoje mantinha ocupados 53 leitos com gestantes e partirientes, dos 60 existentes no setor.

Em entrevistas concedidas à imprensa hoje pela manhã, o diretor-geral do HUPAA, Dr. Paulo Teixeira, comunicou à população o pleno funcionamento da instituição e explicou que o desabastecimento de medicamentos teria ocorrido em função da falta do orçamento – aprovado pelo Congresso somente no mês de março – e de recursos financeiros. Segundo ele, oito de dez parcelas de recursos destinados ao hospital pela Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, só foram liberadas este mês.

“Além disso, parte dos recursos da produção do hospital para o SUS é destinada ao pagamento da folha dos funcionários da Fundepes, o que debilita ainda mais a situação financeira do hospital. Se não conseguimos pagar o fornecer, ele suspende a remessa dos produtos”, acrescenta o gestor.

Teixeira voltou a esclarecer que a carência de profissionais no Hospital Universitário, um problema antigo visto que há dez anos não é realizado concurso público para a instituição, não pode ser resolvida em nível local, nem pela direção do hospital e nem pelo reitor da Ufal. Sobre este ponto específico, ele disse acreditar que a solução virá através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada pelo governo federal para gerir os HUs.

O diretor anunciou que o Hospital Universitário, a pedido da Ebserh, está fazendo o levantamento do número de recursos humanos necessários para funcionar de forma adequada a cumprir sua missão e que esses números servirão para nortear as projeções da Ebserh para as contratações futuras pela empresa.

Assessoria