20/06/2013 15h34 - Atualizado em 20/06/2013 18h22

Alunos da Ufal fazem protesto contra assaltos dentro do campus de Maceió

Dois carros foram arrombados dentro da universidade em 40 minutos.
Pró-reitor da Ufal diz que investimentos em segurança serão antecipados.

Fabiana De Mutiis e Michelle FariasDo G1 AL

Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) fazem um protesto, nesta quinta-feira (20), contra a falta de segurança no campus de Maceió. Há alguns meses os universitários reclamam dos constantes assaltos e furtos dentro da Universidade. Na manhã de quarta-feira (19), dois carros de alunos foram arrombados em um intervalo de 40 minutos.

Estudantes levaram cartazes para protestar contra a violência (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)Estudantes levaram cartazes para protestar contra a violência (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)

Há três meses foi anunciado um plano de segurança dentro da Ufal, mas o projeto de vigilância só deve ser concretizado em 2014. O projeto contempla o cercamento definitivo do campus, a melhoria em iluminação, a ampliação de sensores de presença e câmeras, assim como o aumento do efetivo de seguranças circulando pela área universitária. Porém, os estudantes dizem que não dá para esperar.

Estudante teve o carro furtado em estacionamento da Ufal (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)Estudante teve o carro furtado em estacionamento
da Ufal (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)

A estudante do curso de odontologia, Karoline Cardoso, 22, teve prejuízos. O carro dela foi um dos arrombados na quarta-feira (19). "Não é possível que a gente não tenha segurança a poucos metros da sala", diz a estudante.

Os estudantes denunciam que não havia seguranças no local quando perceberam que os veículos tinham sido arrombados. Um segurança, que prefere não ser identificado, diz que viu os assaltantes, mas nada pôde fazer para evitar. "Fui rendido. Eles me ameaçaram", diz o segurança.

A professora Diene Tenório diz que interrompeu a aula porque os alunos ficaram indignados com a insegurança no campus. "Quando vi a movimentação, pensei que o meu carro havia sido roubado. É uma sensação de insegurança total e à noite é muito pior", diz a professora.

O estudante Igor Gomes, 24, aluno do curso de odontologia também teve o carro arrombado. Ele diz que, por enquanto, foram apenas bens materiais. "Isso já é muito grave. O meu medo é que o pior aconteça com as nossas vidas", diz.

Em torno do prédio do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), há muito mato e não tem nenhuma câmera de segurança. "Em toda a Ufal a cena se repete. Precisamos que seja feito urgente", diz o estudante Igor Gomes.

Estacionamento do ICBS da Ufal não tem nenhuma câmera (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)Estacionamento do ICBS da Ufal não tem nenhuma câmera de segurança (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)

De acordo com o pró-reitor de infraestrutura da Ufal, Valmir Pedroso, 100 homens fazem a segurança da universidade. Hove um trabalho de podas de árvores e de iluminação em todo o campus.“Reconhecemos o problema e estamos trabalhando para tentar minimizar os efeitos da violência. Nos próximos dois meses as câmera e o efetivo na segurança devem aumentar”, diz.

Ainda segundo Pedroso, mesmo com o aumento do efetivo na segurança, não há um carro fixo da PM 24 horas na Ufal. “Vamos antecipar o investimento anunciado em fevereiro para agosto desse ano”, garante o pró-reitor, Valmir Pedroso.

Plano de segurança
Em abril deste ano, a Secretaria da Defesa Socialanunciou que seria implantada uma Área de Segurança Pública (Aisp) no entorno da universidade. Segundo o secretário Dário César, haveria ainda um policiamento ostensivo na parte interna do campus, que passaria a ser realizado por guarnições da Ronda Escolar.

“Precisamos reforçar as ações policiais, principalmente, nas áreas com maior índice de criminalidade, para que a sociedade tenha a sensação de segurança”, disse o secretário na ocasião.

Em fevereiro, a Ufal apresentou o Plano Institucional de Segurança com investimento de R$ 8 milhões na estrutura e em contratos com validade de 5 anos. Mas aprevisão para ser implantado é a partir de janeiro de 2014.

tópicos: