05/06/2013 17h51 - Atualizado em 05/06/2013 20h07

Palhaço usa poesia para incentivar preservação do meio ambiente em AL

Há três anos, Gilson Dangel escreve poemas e músicas sobre a natureza.
Para ele, educação ambiental deve começar cedo na vida das pessoas.

Do G1 AL

Incentivar a preservação ambiental e conscientizar crianças e adultos sobre este tema tão importante por meio de música e poesia. É assim que o poeta alagoano Gilson Dangel, 51, passa a maior parte de seu tempo livre. De forma voluntária, ele se veste de "palhaço do lixo", como gosta de ser chamado, e segue pelas ruas e escolas de Maceió, levando sua mensagem. Um assunto lembrando, principalmente, neste dia 5 de junho, celebrado como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

"Meu desejo é levar minhas músicas e poesias para o mundo aprender a preservar a natureza", diz Dangel. (Foto: Natália Souza/G1)"Meu desejo é levar minhas músicas e poesias para o mundo aprender a preservar a natureza", diz Dangel. (Foto: Natália Souza/G1)

Dangel conta que escreve poesias e letras de músicas sobre a preservação da natureza há muito tempo, mas só começou a se vestir de palhaço há três anos. “Desde então eu venho tentando conscientizar crianças e adultos. O meio que encontrei para chamar a atenção das pessoas foi criar esse personagem. Todos gostam de palhaços, e eu uso a poesia porque tem força para ensinar”.

Desde que começou a se vestir de palhaço e a trabalhar nesta causa, a fama do poeta começou a correr pela cidade. Primeiramente pelo bairro do Jacintinho, onde mora, e depois pelos demais bairros de Maceió e até pela internet. Com a ajuda de seu filho Guilherme, 22, Dangel mantém um canal em um site de compartilhamento de vídeos, onde ensina as pessoas a cuidarem do lixo.

“A mensagem que tenho é simples e direta. A educação ambiental é algo que deve estar constantemente presente na vida de todos. Ela deve começar desde cedo, ainda na escola. Se você ensina isso, eu creio que o povo seja capaz de absorver isso e colocar em prática”, afirma Dangel.

Dangel mostra o painel que usa nas apresentações. "Representa um lixão", explica. (Foto: Natália Souza/G1)Dangel mostra o painel que usa nas apresentações. "Representa um lixão", explica. (Foto: Natália Souza/G1)

Não só a mensagem, mas o próprio palhaço chama a atenção, principalmente pela forma como se veste. Além de peruca e maquiagem, o personagem criado por Dangel vem carregado de materiais recicláveis pendurados em sua roupa. Copos, pratos e diversos materiais descartáveis, encontrados por ele no lixo, fazem parte do adereço.

O palhaço-poeta já escreveu diversas músicas e poemas. Ele, inclusive, compilou suas criações sobre o meio ambiente em uma cartilha, que até agora só conta com uma cópia, que carrega consigo para todo lugar que vai.

Quando não está engajado na causa ambiental, Dangel trabalha como pintor de paredes. Ele também tem formação de professor alfabetizador de língua espanhola, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mas não exerce a função. Seu grande desejo, porém, é alçar voos mais altos.

“Por enquanto eu só tenho condições de realizar esse trabalho em Maceió. Estou tentando levar minha mensagem para Marechal Deodoro [na Região Metropolitana de Maceió]. Meu sonho, porém, é poder mostrar meu trabalho para todo o Brasil. O problema do lixo não é só daqui, é de todo o lugar. E quanto mais pessoas entenderem a importância de cuidar da natureza e do planeta, podemos ter esperança de que as futuras gerações não sofrerão por nossos erros”, conclui.

tópicos: