09/06/2013 11h45 - Atualizado em 09/06/2013 15h39

Série de reportagens do G1 sobre energia verde ganha prêmio em AL

Material ficou em segundo lugar na categoria webjornalismo.
Prêmio Octávio Brandão teve 108 trabalhos inscritos.

Do G1 AL

Reportagem do G1 AL ficou em segundo lugar na categoria webjornalismo  (Foto: Reprodução)Reportagem do G1 AL ficou em segundo lugar na
categoria webjornalismo (Foto: Reprodução)

A série de reportagens do G1 "Energia Verde", de Waldson Costa, foi premiada com a segunda colocação na categoria webjornalismo do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, no sábado (8), em Maceió.

Cerca de 60 jornalistas concorreram ao prêmio, que teve ao todo 108 trabalhos inscritos nas categorias Estudante, Webjornalismo, Jornal Impresso-Texto, Jornal Impresso- Imagem, Reportagem de TV, Reportagem Cinematográfica.

A premiação é promovida em parceria pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-AL), o Sindicato dos Jornalistas e a Braskem. Esse ano o prêmio completou 10 anos. O G1 em Alagoas completou, na última sexta-feira (7), 6 meses no ar.

A reportagem mostrou a iniciativa de duas agroindústrias alagoanas que vêm investindo na exploração de fontes renováveis para geração de bionergia. Uma delas aposta na produção inovadora de etanol de segunda geração através do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. A outra, na geração de energia elétrica, que também faz uso da biomassa.

A série também fala sobre a aprovação com veto da Lei estadual que propõe o fim da queima de cana em Alagoas. A legislação estabelece critérios para redução da queima controlada na colheita da cana-de-açúcar, procedimento praticado pelas indústrias alagoanas.

Veja todos os ganhadores

Estudante
Eduardo Leite, Amanda Môa e Rhamayana Barreto (Ufal)

Lucas Victor de Alcântara Estêvão (Ufal)