Conselho Universitário aprova criação de 60 vagas de Medicina na Ufal Arapiraca

Por Assessoria 05/06/2013 16h04
Conselho Universitário aprova criação de 60 vagas de Medicina na Ufal Arapiraca
Reunião do Consuni definiu ampliação de vagas para Medicina na Ufal
Na última reunião ordinária, realizada na segunda-feira (3), os membros do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas aprovaram duas resoluções que ampliam o número de vagas para o curso de Medicina do Campus A. C. Simões, em Maceió, e cria um novo, também nessa área, no Campus Arapiraca. Conforme os documentos, as 80 vagas serão preenchidas a partir do primeiro semestre de 2015 e fazem parte da proposta do Governo Federal de expansão das escolas médicas em todo o País.

Em Maceió, a ampliação das vagas significará um investimento de mais de R$ 8,6 milhões, destinados às melhorias de infraestrutura, como a construção de um novo prédio com salas de aula e laboratórios, além da contratação de 12 professores e 10 técnico-administrativos.

De acordo com o diretor da Faculdade de Medicina (Famed), Francisco Passos, a ampliação do número de vagas visa a atender aos anseios da comunidade alagoana, mas deve ser acompanhado com cuidado para a manutenção da qualidade dos cursos.

“Nós temos deficiências estruturais que apontam que nosso curso precisaria de maiores recursos e apoio institucional para responder de forma positiva aos novos parâmetros de avaliação do Ministério de Educação (MEC). O nosso apoio a essa ampliação deve-se a necessidade dos recursos federais, mas também precisamos de uma injeção de recursos para a manutenção dos cursos”, apontou Francisco.

O diretor também relata que as parcerias com o Governo do Estado e com o Município de Maceió ainda devem ser discutidas para que os novos alunos sejam alocados nas unidades de saúde. “A estrutura física dos hospitais de Maceió tem espaços reduzidos e, às vezes, inapropriados. Nós precisamos de preceptores novos para receber esses alunos”, completou.

Para agilizar a criação desses locais, a Famed e a administração superior da Ufal já está se reunindo com a Secretaria Municipal de Saúde para a criação de uma nova Unidade Docente Assistencial, que deve ser localizada ao lado da Vila Olímpica, no conjunto do Village Campestre.

Aspiração da população do Agreste é atendida

Os anseios da comunidade do Agreste por melhorias no campo da saúde serão atendidas, em parte, pelo Campus Arapiraca. No mesmo dia em que a Famed via suas vagas serem ampliadas, o Consuni dava o aval à criação do curso de Medicina naquela cidade.

O projeto proposto pelo Campus Arapiraca, pensado e construído em conjunto com a Famed, as Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), prevê a oferta de 60 vagas anuais a partir de 2015. Somado a isso, haverá a contratação de 60 docentes e 30 técnico-administrativos e o investimento da ordem de R$ 27 milhões em infraestrutura, já acordados entre a Ufal e o MEC.

A diretora acadêmica do Campus, Eliane Cavalcante, ressaltou o papel decisivo da gestão superior da universidade para a criação de uma nova escola médica na região. “Fico muito contente com esse momento, mas quero dizer que foi um dos grandes ganhos que a universidade e a comunidade de Arapiraca já tiveram em sua trajetória. A sociedade clamou por esse curso e teve seu pedido atendido”, ressaltou.

A elaboração do projeto para criação do curso de Medicina teve início em outubro de 2012, quando o reitor Eurico Lôbo baixou uma Portaria designando uma comissão, composta de 20 representantes, para trabalhar a proposta pedagógica, o projeto arquitetônico e a seleção do quadro de técnicos e docentes.

O reitor ressaltou o trabalho da equipe executora do projeto. “Agradeço o empenho, a dedicação e a competência, em especial, da diretora acadêmica Eliane Cavalcante e da professora Juliana Marques (coordenadora do curso de enfermagem em Arapiraca). Agora, vamos nos empenhar para mantermos a mesma celeridade e empenho nas próximas etapas, porque isso será fundamental para entregarmos toda a estrutura do novo curso em tempo hábil e iniciarmos a primeira turma em 2015”, completou.