Governo discute intercâmbio para alunos de universidades alagoanas

Por Agência Alagoas 22/06/2013 08h08
O governador Teotonio Vilela Filho recebeu nesta sexta-feira (21), uma comissão formada por representantes das Universidades Federal de Alagoas (Ufal), Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e Estadual de Alagoas (Uneal) e do Programa de Conexão e Intercâmbio dos Estados de Michigan e Colorado, nos Estados Unidos, para tratar de programas de intercâmbio cultural entre o país e Alagoas, com alunos das três universidades alagoanas.

A conversa foi acompanhada também pelo diretor-adjunto de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ex-secretário Estadual de Planejamento, Sérgio Moreira. Na ocasião, o governador agradeceu a visita e a inclusão do Estado no programa. “Alagoas precisa muito de apoio e de oportunidades. Cada apoio que chega é importante e estamos de braços abertos para recebê-los aqui”, afirmou.

O governador disse ainda que programas como esse tem o objetivo de desenvolver o Estado. “Além de enriquecer os nossos estudantes academicamente, intercâmbios enriquecem a vivência de cada um, qualificando a formação dos alunos, o que resultará em profissionais mais capacitados para participar e promover o desenvolvimento para o nosso Estado”, explicou.

De acordo com o assessor de Relações Internacionais do Governo de Alagoas, Eduardo Magalhães, o programa vai promover a empatia entre os dois países e, em especial, com o Estado. “Do ponto de vista econômico, também criaremos condições de um melhor relacionamento entre os envolvidos”, garantiu.

Sérgio Moreira explicou que a metodologia do intercâmbio é feita inicialmente com o uso das redes sociais. “Invadimos as redes pela educação, onde os alunos, em seu tempo de ócio, estudam inglês. Eles começam a interagir pelo lúdico e quando se encontram, em um segundo momento, produzem teatro, cinema, conhecem folclore e cultura de cada lugar”, explicou.

A presidente do Projeto Conexão Brasil / Eua, Mary Geishwn, disse que os alunos se conhecem virtualmente pelo Facebook e Skype e o estudo do inglês básico é focado inicialmente na área tecnológica e no uso dessas redes.

Também estiveram presente ao encontro o consul de Diplomacia Pública dos Eua, Heidi Arola; o reitor do Jackson College, Dan Phelan; a reitora da Uncisal, Rosangela Wyszomirska; o vice-reitor da Uneal, Clébio Araújo; a pró-reitora de Graduação da Uneal, Mary Selma Ramalho; a diretora da Fapeal, Janesmar Camilo; a pró-reitora de Pesquisa da Uncisal, Maria do Carmo Teixeira, e o coordenador de Mobilidade Estudantil da Uncisal, Uriel Rocha.