PET realiza palestra contra redução de acidentes

Por Assessoria 03/06/2013 18h06
PET realiza palestra contra redução de acidentes
Foto: Assessoria
A Prefeitura de Arapiraca realizou na tarde desta segunda-feira (3), uma capacitação sobre cuidados no trânsito para professores da rede pública e privada do município de Arapiraca.

A palestra é de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, e aconteceu no auditório da 5ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), no Centro da cidade, contando com a presença de representantes das escolas arapiraquenses e do Programa de Educação Tutorial (PET) Urgência e Emergência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A coordenadora e a técnica da Promoção da Saúde, Fátima Ramalho e Tâmara Ires, apontaram principalmente a educação ambiental e de trânsito como grandes colaboradores para acidentes e violência nas estradas e rodovias, uma vez que pode-se evitar acidentes, desde que se tenha controle, paciência e acima de tudo respeito.

“Tem de haver noção do que se faz no trânsito, os acidentes acontecem a partir do momento em que um coco é lançado na rua, ou por estresses ocasionados por problemas familiares ou de trabalho. Basta ter calma e pensar no que realmente pode acontecer, fazendo isso, pode-se evitar muita coisa”, informou a técnica Tâmara Ires.

“O respeito é imprescindível. Muitos acidentes já deixaram de acontecer pelo uso adequado da faixa de pedestre, portanto, é preciso conhecer sobre as leis de trânsito e acima de tudo respeitar àqueles que trafegam nas ruas, desde o pedestre, até o motorista de caminhão”, destacou a coordenadora Fátima Ramalho.

Para conscientizar o público presente, o grupo IEC (Informação, Educação e Comunicação) apresentou uma peça teatral emocionante, destacando os perigos de dirigir motocicletas sem estar fazendo o uso de capacete, e a condução de automóveis no estado de embriaguez.

A equipe de universitárias do PET Urgência e Emergência aproveitaram o ensejo para mostrar formas educativas para crianças e adultos de como viver adequadamente no trânsito sem acidentes e violência.