Ufal abre inscrição para programa de apoio a alunos da rede pública

Por Assessoria 28/06/2013 16h04
Ufal abre inscrição para programa de apoio a alunos da rede pública
Foto: Assessoria
A partir de 1º até 17 de julho, estarão abertas as inscrições para o Programa de Apoio às Escolas Públicas do Estado Júnior (Paespe), destinado a alunos do 1º ano do ensino médio das escolas públicas estaduais, situadas no entorno do campus da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió. O curso oferta 80 vagas e tem por finalidade complementar e suprir a carência dos estudantes no que diz respeito ao conteúdo escolar.

O Paespe Júnior é uma das ações do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal e é coordenado pelo professor Roberaldo Carvalho de Souza. As atividades são desenvolvidas por professores e alunos graduandos integrantes de programas institucionais, a exemplo do Programa de Educação Tutorial - PET Ciência e Tecnologia e PET de Letras. Entre os participantes bolsistas do programa estão Alberonaldo Lima Alves, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, e Geíza Thamirys Correia Gomes, de Engenharia Civil.

De acordo com o professor Roberaldo Carvalho, as aulas são ministradas no Ctec, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h, e abordam assuntos de matemática do 5º a 9º ano do ensino fundamental. “Os alunos inscritos no programa são acompanhados durante todo o ensino médio e nos segundo e terceiro anos do programa eles terão aulas de diversas disciplinas”, frisou.

Além das aulas teóricas, as atividades do Paespe Jr. também incluem visitas técnicas, palestras, visitas aos diversos laboratórios da Ufal, visitas ao Aeroporto, ao Porto de Maceió, a Usina Ciência, ao Radar Meteorológico, ao Complexo Lagunar Mundaú-Manguaba e ao Canal do Sertão. Segundo Roberaldo, isso amplia o horizonte de conhecimento dos participantes. “Aos alunos do programa também são proporcionadas aulas de informática básica dando foco ao uso do Word, Excel e dicas para pesquisas na internet”, informou.

As inscrições para seleção do Paespe Jr. 2013 são feitas por meio do site: sites.google.com/site/paespejr