Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

Hospital Universitário irá ampliar leitos e abrir sala de cirurgia

há 11 anos

O atendimento no Hospital Universitário, mais especificamente a contratação de servidores, foi pauta de uma reunião realizada nesta terça-feira (4), pelos Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado (MPE). A falta de pessoal tem afetado diretamente os serviços oferecidos à população, principalmente aos pacientes do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

Durante a reunião, foi assinado um Termo de Compromisso, que permite a contratação de 81 profissionais (confira lista) por meio da realização de processo seletivo simplificado, de forma temporária, pelo prazo de um ano, permitida uma única prorrogação. A seleção deverá ser feita pela Universidade Federal de Alagoas/Hospital Universitário.

O cumprimento do Termo, que visa a melhoria no atendimento do Hospital, também tem a participação da Secretaria de Saúde de Maceió. O Município será responsável por financiar em parte a contratação desses profissionais. Entre os médicos que serão contratados, 14 estarão voltados exclusivamente ao atendimento na maternidade do HU.

A partir da contratação de mais servidores, o Hospital Universitário terá 18 novos leitos oncológicos e mais uma sala de cirurgia. Com essa estrutura, o HU compromete-se a diminuir o tempo de espera para a primeira consulta, realização de cirurgia oncológica e emissão do laudo de biopsia. Tais medidas permitem que o HU se adeque à Portaria SAS/MS nº 741/2005.

O tratamento indicado para o paciente com câncer deve ter início no prazo máximo de 60 dias. Essa é a determinação da Lei nº 12.732/2012, que entrou em vigor recentemente. Por isso, todo o esforço deve ser feito pelo Hospital nesse sentido.

Estiveram presentes à reunião, no Ministério Público do Trabalho, o procurador do Trabalho Rodrigo Raphael Rodrigues de Alencar; a procuradora da República Roberta Lima Barbosa Bomfim; o promotor de Justiça Ubirajara Ramos dos Santos; o reitor da Ufal, Eurico de Barros Lôbo Filho; o diretor do HU, Paulo Luiz Teixeira Cavalcante; e o secretário de Saúde de Maceió, Marcelo Lyra.

Ministério Público Federal em Alagoas

www.pral.mpf.gov.br

ascom@pral.mpf.gov.br

82-8835-9484/ 2121-1485

• Publicações611
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hospital-universitario-ira-ampliar-leitos-e-abrir-sala-de-cirurgia/100547080

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)