49% dos municípios alagoanos não atraíram médicos pelo Provab

03/06/2013 13:41

A- A+

Redação

compartilhar:

Dados apresentados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (3) apontaram que 49% das cidades alagoanas não conseguiram atrair nenhum médico através do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab).

Dos 54 municípios que solicitaram os profissionais, 26 não receberam. O estado seguiu a tendência da região Nordeste, onde a maioria dos municípios que solicitaram médicos recebeu pelo menos um profissional.

Os médicos que aceitaram as bolsas do Provab irão receber uma bolsa mensal de R$ 8 mil, paga integralmente pelo Ministério da Saúde e devem cumprir 32 horas semanais de atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e oito horas semanais de curso de pós-graduação em Saúde da Família com duração de 12 meses.

Para garantir a qualidade do serviço prestado, a atuação desses profissionais é supervisionada mensalmente por 55 instituições e Hospitais de Ensino.

Além do Provab, o Ministério da Saúde realiza esforço junto ao Ministério da Educação para abrir vagas de medicina em regiões que carecem desses profissionais, como já ocorreu no Campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Arapiraca. 

Com informações do Ministério da Saúde. 

Primeira Edição © 2011