Senador visita Hospital Universitário que corre risco de fechar

O senador Fernando Collor (PTB-AL) visitou o Hospital Universitário, em Maceió, e se comprometeu em abrir um canal de negociação entre a direção do HU e o ministro da Saúde Alexandre Padilha. O hospital vem enfrentando problemas por causa de uma determinação do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União para afastar 250 profissionais. E se não for feito concurso até o final deste ano, corre o risco de fechar por falta de pessoal.

Senador visita Hospital Universitário que corre risco de fechar

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Alagoas247 - A carência de profissionais e a necessidade de realização de concurso público em curto prazo foi a principal demanda apresentada pela diretoria do Hospital Universitário (HU), durante uma visita do senador Fernando Collor, na manhã desta segunda-feira. Dos 700 profissionais do HU, 250 terão que ser afastados até dezembro, por determinação do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União.

As contratações, feitas por meio de uma fundação de apoio, são consideradas ilegais e terão que ser rescindidas até o final do ano. Se até lá não for realizado o concurso, o hospital corre o risco de fechar, segundo informou o diretor administrativo, Duílio Marciglia.

Collor se comprometeu em abrir um canal de negociação entre a direção do HU e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com quem tem reunião agendada para a noite desta segunda-feira, em Brasília, para tratar da sua vinda a Alagoas, no próximo dia 21, para lançar o programa SOS Emergência, criado com objetivo de melhorar o atendimento à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do HU, o senador também vai colocar na pauta do ministro, as demandas do Hospital São Vicente de Paula, em União dos Palmares, o qual visitou no final de semana.

continua após o anúncio

No HU, o senador visitou alguns setores e participou de uma reunião com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Eurico Uchoa, os diretores do hospital, Duílio Marcíglia (Administrativo), Sebastião Praxedes (Geral substituto) e Lindinalva Freitas (de Enfermagem), com a participação, ainda, do presidente do Sindicato dos Médicos, Wellington Galvão, e dos vereadores Guilherme Soares (Psol), que é médico do HU, e Galba Neto (PMDB), que chegou acompanhado do pai, o ex-vereador Galba Novaes.

O papel fundamental do HU no atendimento às demandas da parte alta da cidade e por sua referência como acolhimento a pacientes de clínica médica necessitados de internamento foi destacado pelo senador. "É uma agradável surpresa saber que, em meio ao caos absoluto em que se encontra a saúde pública do Estado, o HU funciona como uma ilha de referência, oferecendo tratamento de qualidade para a população. Vamos trabalhar para garantir que esses serviços continuem", afirmou o senador.

continua após o anúncio

Diretores do hospital lembraram do empenho de Collor, em outras ocasiões, em defesa do hospital, sobretudo quando foi presidente da República e garantiu os recursos para equipamentos e construção de uma lâmina de ampliação do HU. “Temos, aqui, os melhores equipamentos de UTI. E vale lembrar a intervenção do senador para concluir esta lâmina, em 1991, quando era presidente da República. A partir daí, o hospital teve um avanço muito grande”, destacou a diretora de Enfermagem, Lindinalva Freitas.

"O recursos que o senhor destinou para o hospital, quando presidente da República, possibilitaram a construção de uma unidade, com capacidade de 300 leitos. O senhor prometeu, o dinheiro veio e a obra foi concluída. Por isso, pedimos que continue sendo o padrinho do Hospital Universitário, para que possamos ampliar ainda mais nossa estrutura e nossos serviços. Aqui está a saída para a saúde pública em Maceió”, destacou o vereador Guilherme Soares.

Com assessoria

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: