1º Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas reúne pesquisadores em Delmiro Gouveia

09 Maio 2013 - 09:49

Pesquisadores discutiram a produção do conhecimento e o ensino de Geografia no Sertão alagoano.

Foto: Assessoria

O município de Delmiro Gouveia foi, mais uma vez, cenário de ações acadêmicas integradas. Por meio do 1º Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas, estudantes e docentes discutiram o tema A Produção do Conhecimento e o Ensino de Geografia no Sertão de Alagoas. O evento promove diálogos entre os diversos saberes comuns às ciências geográficas, assim como articula teoria e prática. Reflexões sobre as relações entre a universidade e a sociedade; as transformações globais e as locais; e a pesquisa e o ensino também estão na pauta do projeto.

Programação com palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e apresentação de trabalhos nos formatos oral e de pôster movimentaram o Campus Sertão, entre os dias 1º e 4 de maio. As atividades tiveram início com solenidade de abertura, da qual fizeram parte o diretor-geral do Campus, Agnaldo Santos; o diretor acadêmico, José Ivamilson Barbalho; a diretora da Edufal, Stela Lameiras; a vice-coordenadora do curso de Geografia, Francisca Vasconcelos; o representante dos estudantes, José Sidinei; e o coordenador do encontro, Kleber Silva.

Segundo Kleber, o balanço do evento é positivo e reflete a importância do projeto. “Identificamos sucesso quanto à organização geral, aos temas tratados, à qualidade dos trabalhos apresentados e à novíssima janela aberta para diálogos interinstitucionais e acadêmicos – facilitadores para o desenvolvimento da formação da licenciatura em Geografia e saberes afins”, salientou.

A primeira noite de evento também contou com palestra da professora Edvânia Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sobre a produção do conhecimento em Geografia. Mesa-redonda com o tema Ensino e interdisciplinaridade: diálogos entre História e Geografia também promoveu reflexões e trocas de experiências entre historiadores, geógrafos, pedagogos e estudantes.

Nos dias seguintes, o encontro prosseguiu com minicursos, oficinas e apresentações de trabalhos produzidos por pesquisadores de vários estados. Uma das atrações do evento foram a palestra do professor José Gomes Chaves, sobre a Climatologia do Semiárido de Alagoas, e a mesa-redonda sobre Espaço Público, Acessibilidade e Ensino de Geografia, com a participação de professores do Campus Sertão.

Integração

O evento também esteve aberto à comunidade da região. Estudantes do Ensino Médio participaram de palestra com a temática A Geografia e a Universidade: uma grande descoberta de mundo, ministrada pelo professor Kleber Silva. De acordo com o docente, o momento foi uma oportunidade para apresentar ao público jovem o papel da universidade.

“Essa atividade, específica para estudantes do Ensino Médio, foi construída no intuito de propiciar aos estudantes o contato com o cotidiano acadêmico, com a universidade e com a graduação em Geografia. Também apresentamos a estrutura do curso, as experiências de pesquisa e de extensão, e informações sobre a profissão do professor de Geografia”, explicou Kleber.

Caatinga e sustentabilidade; políticas públicas, movimentos sociais e desdobramento da questão agrária; novas tecnologias; e agroecologia foram outros assuntos discutidos no 1º Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas. Ao final do evento, premiação contemplou os melhores trabalhos em formato oral e de pôster.

Programação cultural

O encontro também contou com a participação do licenciado em Geografia e cantor João di Carvalho, que agitou o público ao som da música pé de serra.

Por Ascom Ufal