Dia do Zootecnista é celebrado com debate nesta segunda-feira

13 Maio 2013 - 09:38

Ufal promove mesa-redonda sobre a importância desse profissional que cuida da qualidade da alimentação consumida pela população

O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas promove mesa-redonda nesta segunda-feira, 13, para marcar o Dia do Zootecnista, o profissional que cuida da qualidade dos alimentos que todos consomem. O evento vai abrir o debate sobre a importância e o papel do zootecnista em Alagoas, com a participação de professores e pesquisadores locais e nacionais.

As comemorações vão acontecer a partir das 9h, no auditório Artur Ferreira Lopes, no Campus Delza Gitaí, município de Rio Largo. De acordo com o coordenador do curso de Zootecnia, Elton Lima Santos, a programação vai até 15 de maio, com a realização do Seminário de Agronegócio Alagoano.

Elton Lima considera relevante o tema central dos debates pela consonância com a realidade do Estado. Apesar da importância do zootecnista e o que ele representa para o desenvolvimento local, o coordenador reconhece que falta mais divulgação do trabalho desse profissional. “O zootecnista é importante para a área rural, principalmente, para Alagoas, que tem a vocação rural. No entanto, falta conhecimento e uma maior valorização desse profissional pelo segmento de produção no Estado”, declarou.

O zootecnista tem vasto campo de atuação nos setores público e privado e trabalha em consultoria rural, elaboração de projetos para o desenvolvimento agropecuário, propriedades rurais, parques de exposição e cooperativas, entre outras. De acordo com Elton Lima, outra área que vem absorvendo o zootecnista e está em franco crescimento é a do empreendedorismo.

Consolidação científica e profissional

O curso de Zootecnia da Ufal tem formado profissionais e pesquisadores de referência pelos importantes estudos científicos realizados, voltados para o desenvolvimento local. “O zootecnista está envolvido em toda cadeia da produção animal e tem ampla atuação em diversas áreas, entre elas, melhoramento genético animal; nutrição animal; agronegócio; bem-estar animal e instalação para criação e manejo de animais”, frisou Elton Lima, ex-aluno do curso, com mestrado e doutorado em Nutrição Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

A estrutura atual do curso conta com 32 docentes e atende a cerca de 300 alunos, com oferta anual de 70 vagas pelo Enem. Do quadro de professores, 80% são doutores e os demais estão em processo de qualificação.

Desde 2008, o curso mantém o mestrado em Zootecnia. Cerca de 50% dos estudantes, contemplados em programas institucionais, estão envolvidos em diversas atividades de pesquisa e extensão na capital e nas regiões Agreste, Sertão e Zona da Mata, agregando o aprendizado teórico à prática.

Linhas de Pesquisa

No Ceca, são desenvolvidas atividades na área de produção com suínos, peixes, ovinos, caprinos, codornas, etc. Além da prática de campo, há laboratórios para estudos científicos nas linhas de pesquisa voltadas para o melhoramento animal; melhoramento na piscicultura; na avicultura; ovinocaprinocultura; apicultura; nutrição de ruminantes; tecnologia de produto de origem animal e suinocultura.

Ascom/Ufal