Abertas inscrições para o projeto Sorriso de Plantão

14/05/2013 07:42 - Maceió
Por Assessoria

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas, em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), abriu inscrições para o projeto Sorriso de Plantão. A finalidade é capacitar estudantes voluntários para atuarem como “palhaços doutores” nos setores de pediatria dos hospitais conveniados ao projeto. As inscrições ficarão abertas até o próximo dia 7 de junho e o candidato deverá apresentar os documentos exigidos no edital mais uma taxa de R$ 10,00.

O processo seletivo será composto de duas etapas, uma prova escrita no dia 8 de junho, às 14h, e a entrevista individual nos dias 15 e 16 de junho em horário a ser definido. Podem se inscrever apenas universitários de Alagoas de todas as áreas (saúde, humanas e exatas), inclusive os alunos do cursos tecnológicos da Uncisal. Ainda haverá a capacitação artística para os selecionados nos dias 22, 23, 28 e 29 de junho, das 8 às 18h. O período probatório será em julho e os plantões iniciarão em agosto.

As atividades são desenvolvidas todos os sábados no horário das 14h às 17h. Os membros do projeto deverão obrigatoriamente participar de pelo menos um plantão quinzenal nos hospitais de atuação, perfazendo um total de dois plantões mensais. Além disso, os integrantes de Maceió devem frequentar as reuniões ordinárias, uma vez ao mês, pela manhã, em um domingo preestabelecido no cronograma.

A seleção destina-se ao provimento de 26 vagas nos hospitais de Maceió, podendo este número ser reduzido ou aumentado de acordo com a necessidade de palhaços doutores no projeto. Todo o processo seletivo, capacitação e reuniões ocorrem nas dependências da Uncisal, localizada na rua Doutor Jorge de Lima, 113, no Trapiche da Barra. Os alunos participantes serão reconhecidos como monitores e receberão certificado de extensão emitido pela Ufal.

O Projeto

Sorriso de Plantão é um projeto em que os alunos e profissionais buscam amenizar a dor de crianças e acompanhantes que se encontram enfermos nas instalações do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE) e Hospital Escola Dr. Hélvio Auto.

Os integrantes se caracterizam de palhaços doutores e se dispõem a compartilhar seus sábados nesses hospitais utilizando a arte do clown, ludoterapia, musicoterapia e contação de histórias para oferecer injeções de animo e doses de bom humor. As visitas possuem um caráter terapêutico e fazem parte do tratamento médico hospitalar. O projeto tem duração de um ano e o aluno pode renovar nos anos seguintes, em casos de não ter sido advertido.

A atividade é aberta a visitação para conhecimento do trabalho. Os interessados devem agendar com antecedência de uma semana diretamente com a coordenação ou monitores. Para mais informações, entrar em contato com Maria Rosa, coordenadora geral do projeto, através do e-mail enfamariarosa@yahoo.com.br, ou pelos telefones 8815-5343 e 9631-3832.