Ufal coordena criação de uma rede para projetos na área de Empreendedorismo no Estado

14/05/2013 11:58 - Educação
Por Assessoria

A implantação de um Programa de Empreendedorismo em parceria com a Secretaria de  Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), com participação das instituições de ensino superior públicas e privadas locais foi discutida recentemente com a vice-reitora Rachel Rocha com a finalidade de promover e estimular  o desenvolvimento local nas diversas formas do Empreendedorismo.

De acordo com os professores Lucas Muniz e Hérmani Magalhães, ambos do Campus do Sertão, como primeira ação ficou definida  a realização, de agosto a dezembro , de Seminários de Empreendedorismo Universitário, objetivando a criação de um rede em prol do desenvolvimento de Alagoas. “A iniciativa tem como objetivo inspirar, preparar e capacitar profissionais locais de todas as áreas para o empreendedorismo, porque há um potencial para a essa área no Estado de Alagoas”, afirma Lucas Muniz, coordenador do Projeto.

A criação da rede envolvendo as instituições de ensino superior do Estado é uma das ações do Programa Estadual Alagoas Tem Pressa e oficializa também a participação da Ufal em projetos desenvolvidos pelo Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fempe). “A primeira etapa, com a proposta de realização de eventos voltados a alunos e professores, tem a finalidade de instigar e estimular  a comunidade acadêmica para a promoção de projetos na área do empreendedorismo”, informam Lucas Muniz e Hérmani Magalhães. É objetivo do projeto  também envolver o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), de Alagoas.

O gerente de fomento às Micro e Pequenas Empresas da Seplande, Sávio Carnaúba, destacou durante a reunião,  que as atividades do projeto se realizarão em todas as regiões de Alagoas e além de palestras serão apresentados também painéis e apresentação de cases de sucesso no meio empreendedor. “Queremos inspirar os acadêmicos, por meio de atividades que abordarão temas atuais e de importância para o desenvolvimento de Alagoas, a desenvolverem o seu espírito empreendedor”, diz Sávio.

Segunda etapa

Também foi discutida durante a reunião, como segunda etapa do projeto, a capacitação de 20 professores por instituição para que sejam multiplicadores da ideia, dentro do Programa Bota pra Fazer, contemplando um curso de criação de negócios de alto impacto utilizando a metodologia Fasttrac da Fundação Kauffman e adaptado para mercado brasileiro pela Organização Não Governamental (ONG) norte-americana Endeavor.

A vice-reitora Rachel Rocha considera a iniciativa importante para mudança de mentalidade, principalmente para o segmento estudantil, por ser comum a muitos alunos verem  o mercado de trabalho com insegurança. “O espírito acadêmico é um espírito de cooperação. Formando alunos para o mercado de trabalho, estamos preparando-os para a vida, e ações como esta nos auxilia nessa preparação”, enfatizou Rachel.