16/05/2013 09h26 - Atualizado em 16/05/2013 15h44

Estudante de Alagoas é aprovado em medicina na federal de Pernambuco

João Vitor Sóstenes escolheu a Universidade Federal de Pernambuco.
Aos 17 anos, jovem também foi aprovado na Ufal, UFS e UFCG.

Michelle FariasDo G1 AL

João Vitor foi aprovado em quatro universidades federais (Foto: Michelle Farias/G1)João Vitor estudava oito horas por dias para
alcançar o seu objetivo (Foto: Michelle Farias/G1)

Após vários meses debruçados sobre os livros, João Vitor Sóstenes Peter, de 17 anos, conseguiu realizar um sonho: vai cursar medicina. Ele revela que as oito horas diárias de dedicação valeram a pena. O estudante foi aprovado em quatro universidades federais diferentes. Além da Ufal, em Alagoas, ele passou também na UFCG, de Campina Grande, na UFPE, no Recife, e na UFS, em Sergipe.

Levantamento do MEC obtido com exclusividade pelo G1 mostra que 13% dos aprovados no Sisu migraram de estado.

Dentre as opções que tinha, ele escolheu a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O adolescente está empolgado com a mudança, mas diz que fica um pouco triste por ir morar longe dos pais e amigos que conquistou no colégio.

Apesar de ter estudando três meses fora de casa em 2012, essa é a primeira vez que ele vai morar tanto tempo sem os pais. “Já conheço a cidade e vou morar com a minha avó. Nunca morei sozinho, mas essa é a primeira vez que vou ficar tanto tempo longe dos meus pais. Mas Recife é aqui do lado, dá para matar a saudade em pouco tempo”, afirma.

O objetivo dele sempre foi estudar na instituição pernambucana devido à qualidade do ensino. “A universidade é muito boa, só que não podia ficar pensando apenas nessa, tinha que ter um leque maior de possibilidades”, diz o estudante.

O jovem teve tempo para descansar, se despedir dos amigos e das prais alagoanas. Afinal, as aulas só começam na próxima segunda-feira (20). “Troquei os livros do cursinho e do colégio pelos da faculdade. Estou muito ansioso para conhecer de fato o curso”, afirma o aspirante a médico.

Apesar de ter passado de primeira, João Vitor ressalta que quem quer fazer medicina não deve se importar com a rotina estressante e os possíveis anos de estudo. “Deve se propor a estudar até passar, independentemente do tempo”, afirma. Para ele, vale a pena se esforçar para ser aprovado em uma faculdade pública. “Estou muito realizado e sei que passei na hora certa”, conta.

Quem vai para Maceió
Quem vai fazer o caminho inverso ao do estudante e parte de outro estado para Alagoas, ele dá algumas dicas. A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é a mais disputada do estado, mas é preciso saber localizar-se dentro da capital alagoana. "Quem vai estudar na UFAL é bom sair cedo de casa, nos horários de pico gasta-se em média uma hora e meia para chegar à universidade", alerta.

A Ufal está localizada na parte alta da cidade, a 14 km do Centro. Quem preferir ir de táxi, o valor sai em média R$ 40. Já quem optar pelo transporte público, a passagem custa R$ 2,30.