18/05/2013 08h15 - Atualizado em 18/05/2013 08h15

Quantidade de ônibus em Maceió não é suficiente para atender população

SMTT mudou itinerário de uma linha, mas acabou prejudicando outro bairro.
Prefeitura anuncia aumento de 45 ônibus para atender melhor a população.

Do G1 AL

Cartaz afixado no ponto de ônibus diz que mudanças aconteceriam no dia 31/03 (Foto: Arquivo pessoal/ Gaspar de Oliveira)Cartaz afixado no ponto de ônibus diz que
mudanças aconteceriam no dia 31/03.
(Foto: Arquivo pessoal/ Gaspar de Oliveira)

O transporte público de Maceió continua sendo motivo das constantes reclamações das pessoas que têm apenas esta opção para se locomover dentro da capital. O estudante de Comunicação da Universididade Federal de Alagoas (Ufal), Gaspar Roque de Oliveira Neto, entrou em contato com a reportagem por meio da ferramenta VC no G1 para denunciar irregularidades no itinerário dos ônibus.

Segundo o universitário, a linha Benedito Bentes/Ufal não mudou o itinerário, conforme previsto pela Superintêndencia Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) no último mês de março. De acordo com um comunicado da SMTT, a mudança facilitaria a rotina dos estudantes da Ufal. Em vez de o ônibus passar por dentro dos bairros Village Campestre e Graciliano Ramos, iria direto pela via expressa.

Gaspar conta que escolheu estudar no período da tarde porque à noite seria inviável. "Tenho amigos que saem da Universidade por volta das 22h e chegam em casa de madrugada, sem contar com o perigo que é andar pela rua nesse horário", diz.

Passageiros reclamam que ônibus demoram para passar (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)Passageiros reclamam que ônibus demoram para passar e vivem lotados. (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)

Essa mudança ajudaria e muito os estudantes da Ufal, como o Gaspar. Mas de acordo com o diretor de planejamento da SMTT, Jorge Bezerra, os moradores do Santos Dumont começaram a reclamar e se sentiram prejudicados, por isso, a alteração foi suspensa.

"Estamos fazendo um novo estudo para atender todo mundo da melhor maneira possível. Quando a gente faz uma alteração dessas, mexe com a vida de muitas pessoas, por isso suspendemos a mudança de itinerário nesta linha", diz. Com relação as outras mudanças anunciadas em março, José Bezerra diz que todas foram realizadas.

Mas a aposentada Meire Lima, 66, que usa a linha 304 Ufal/Ipioca que ganhou, segundo a SMTT, mais dois veículos no fins de semana, diz que não sentiu nenhuma diferença. Aos sábados ela costuma ir para Ipioca onde tem uma "casinha", mas conta que às vezes desiste porque cansa de esperar o ônibus passar.

Essas pessoas fazem coro a uma queixa comum da população. Na última quinta-feira (16), a SMTT  disse que já foi realizado um mapeamento dos pontos mais criticos e um estudo de quanto será gasto nas reformas dos terminais, mas não é possível estipular uma data porque, segundo a SMTT, há muitos problemas a serem solucionados e existe uma lista de prioridades.

Linha Forense/Trapiche (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)Linha 230 Forene/Trapiche, segundo a SMTT, ganhou mais duas viagens diárias nos horários de 6h e 6h30.
(Foto: Fabiana De Mutiis/G1)

Confira as alterações:
Linha 052 (Forene/Centro, via Cambuci) – a linha agora tem como destino o terminal rodoviário João Paulo II e o Mercado da Produção.

Linha 304 (Ufal/Ipioca) – a linha ganhou mais dois veículos nos fins de semana.

Linha 230 (Forene/Trapiche) – a linha ganhou mais duas viagens todos os dias nos horários de 6h e 6h30. No sentido Tabuleiro/Centro, o ônibus não entra mais na Ufal. A entrada no campus da universidade foi mantida somente na viagem de volta e a partir das 18h.

Outras ações
Na última sexta-feira (17), a SMTT anunciou que haverá aumento na frota de ônibus a partir do mês de julho. Com o aumento, a quantidade de coletivos em Maceió passará dos atuais 655 para 700. A superintendência diz que já estuda quais os bairros e conjuntos que têm maiores necessidades do reforço de coletivos.

Inicialmente, segundo a SMTT, serão usados carros reservas para o reforço da frota. E enquanto os novos ônibus não chegam, as empresas devem usar carros reservas que ficam nas garagens.

tópicos: