Valor OnLine

30/05/2013 15h48 - Atualizado em 30/05/2013 15h48

BlackBerry inaugura terceiro centro de tecnologia em São Paulo

Valor OnLine

A fabricante canadense de celulares BlackBerry inaugurou ontem em São Paulo o seu terceiro centro de tecnologia no Brasil, em parceria com a Empresa Júnior de Informática, Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP). A unidade foi instalada na sede da companhia, na capital paulista e começa a operar em julho.

A instalação de centros de desenvolvimento tecnológico faz parte do programa global da BlackBerry de treinamento a estudantes e desenvolvedores de software interessados em criar aplicativos móveis para smartphones. O anúncio foi feito por Alec Saunders, vice-presidente global de relações com desenvolvedores e ecossistemas da BlackBerry. Em sua primeira viagem ao Brasil, o executivo visitou durante a semana as instalações da USP e os centros de tecnologia que a BlackBerry já havia instalado em Maceió, com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e em Recife, com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

'O objetivo da instalação dos centros é unir professores, estudantes e profissionais de tecnologia para desenvolver o mercado de aplicativos. Nesse sentido, vamos reforçar as ações no Brasil', afirmou Saunders. O executivo observou que do total de aplicativos desenvolvidos na América Latina, aproximadamente 40% foram produzidos no Brasil. Na avaliação de Saunders, boa parte dos aplicativos desenvolvidos no Brasil têm qualidades para serem exportados. 'Nos centros de tecnologia são desenvolvidos projetos fantásticos de aplicativos de interesse para indústrias, governos, universidades', disse. O executivo estima que existam pelo menos 1 mil aplicativos para BlackBerry desenvolvidos no país.

Saunders não soube informar o número de desenvolvedores de software que produzem aplicativos para o sistema operacional da BlackBerry. Em 2012, a companhia possuía uma rede de 5 mil empresas e profissionais dedicados ao desenvolvimento de aplicativos para os smartphones BlackBerry no Brasil. No mundo, a companhia possui uma rede de 45 mil desenvolvedores. No ano passado, a BlackBerry chegou a investir US$ 100 milhões em projetos relacionados ao desenvolvimento de aplicativos.

A meta da companhia para os próximos meses é instalar mais dois centros de tecnologia no país, um no Rio de Janeiro, em parceria com a PUC-Rio, e outro em Belo Horizonte, com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Novo modelo

A BlackBerry começou a vender no Brasil em maio o seu novo smartphone Z10, com tela sensível ao toque e teclado virtual. O aparelho foi lançado nos Estados Unidos em Janeiro.

A companhia informou que o aparelho Q10 (que possui o teclado físico) começa a ser vendido nos Estados Unidos no dia 5 de junho. No Brasil ainda não há uma data marcada, mas, segundo Saunders, a perspectiva é que o aparelho chegue ao mercado brasileiro em breve.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de