Empresas
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Cibelle Bouças, Valor — São Paulo


A fabricante canadense de celulares BlackBerry inaugurou ontem em São Paulo o seu terceiro centro de tecnologia no Brasil, em parceria com a Empresa Júnior de Informática, Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP). A unidade foi instalada na sede da companhia, na capital paulista e começa a operar em julho.

A instalação de centros de desenvolvimento tecnológico faz parte do programa global da BlackBerry de treinamento a estudantes e desenvolvedores de software interessados em criar aplicativos móveis para smartphones. O anúncio foi feito por Alec Saunders, vice-presidente global de relações com desenvolvedores e ecossistemas da BlackBerry. Em sua primeira viagem ao Brasil, o executivo visitou durante a semana as instalações da USP e os centros de tecnologia que a BlackBerry já havia instalado em Maceió, com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e em Recife, com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

“O objetivo da instalação dos centros é unir professores, estudantes e profissionais de tecnologia para desenvolver o mercado de aplicativos. Nesse sentido, vamos reforçar as ações no Brasil”, afirmou Saunders. O executivo observou que do total de aplicativos desenvolvidos na América Latina, aproximadamente 40% foram produzidos no Brasil. Na avaliação de Saunders, boa parte dos aplicativos desenvolvidos no Brasil têm qualidades para serem exportados. “Nos centros de tecnologia são desenvolvidos projetos fantásticos de aplicativos de interesse para indústrias, governos, universidades”, disse. O executivo estima que existam pelo menos 1 mil aplicativos para BlackBerry desenvolvidos no país.

Saunders não soube informar o número de desenvolvedores de software que produzem aplicativos para o sistema operacional da BlackBerry. Em 2012, a companhia possuía uma rede de 5 mil empresas e profissionais dedicados ao desenvolvimento de aplicativos para os smartphones BlackBerry no Brasil. No mundo, a companhia possui uma rede de 45 mil desenvolvedores. No ano passado, a BlackBerry chegou a investir US$ 100 milhões em projetos relacionados ao desenvolvimento de aplicativos. 

A meta da companhia para os próximos meses é instalar mais dois centros de tecnologia no país, um no Rio de Janeiro, em parceria com a PUC-Rio, e outro em Belo Horizonte, com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Novo modelo

A BlackBerry começou a vender no Brasil em maio o seu novo smartphone Z10, com tela sensível ao toque e teclado virtual. O aparelho foi lançado nos Estados Unidos em Janeiro. 

A companhia informou que o aparelho Q10 (que possui o teclado físico) começa a ser vendido nos Estados Unidos no dia 5 de junho. No Brasil ainda não há uma data marcada, mas, segundo Saunders, a perspectiva é que o aparelho chegue ao mercado brasileiro em breve.

O Valor apresenta a você a nova Globo Rural

O maior jornal de economia com a maior marca de agro do país

Mais do Valor Econômico

Gol atravessa uma recuperação judicial nos Estados Unidos

Azul passa Gol e assume vice-liderança em viagens corporativas em março

A queda foi influenciada principalmente por uma piora das expectativas em relação aos setores nos quais os executivos atuam

Otimismo de diretores financeiros é menor do que no fim de 2023, mostra pesquisa

A função dos adultos diante dos tumultos estudantis é manter a paz sem sacrificar os direitos

ANÁLISE/FT: Os adultos, não os estudantes, são o problema dos EUA

Ações discutem diferentes pontos da reforma da Previdência de 2019 e representam um dos maiores riscos fiscais da União

STF pode julgar processos de impacto bilionário sobre aposentadoria na próxima semana

Jornalista Tom Cardoso relembra os momentos mais conhecidos da trajetória do artista

Chico Buarque para iniciantes: livro relembra jogo com Garrincha e juventude ligada à direita

“Posta-restante” é o primeiro livro de Cynthia Rimsky lançado no Brasil

A voz original da literatura latino-americana que embaralha realidade e fantasia

“Da próxima vez, o fogo” reúne duas cartas do autor, uma dirigida ao sobrinho, outra sem destinatário certo

Tatiana Salem Levy: O que significa nascer negro nos EUA (ou no Brasil), segundo James Baldwin

O show no Brasil será o maior de toda a turnê e promete transformar as areias da zona sul em uma gigantesca pista de dança a céu aberto

O que esperar do show de Madonna em Copacabana?

Especialistas dão orientações sobre “timing”, fundamentos da negociação e o que fazer se receber um não

Quando o CEO deve pedir aumento de salário?

Passaporte brasileiro é um dos mais importantes no quesito mobilidade global

Saiba quais países não exigem visto de turismo para brasileiros