Pró-reitor esclarece que não houve tiroteio no campus da Ufal

06/03/2013 03:25 - Polícia
Por Redação
Image

Sobre o incidente ocorrido na noite da segunda-feira (4), o pró-reitor de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, esclarece que não houve tiroteio na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió. A afirmação foi baseada nas informações da empresa Servipa, responsável pela segurança no Campus A.C. Simões.

“O que houve dentro do campus foi um disparo efetuado por um policial, próximo aos blocos dos institutos de Física e de Computação. A polícia entrou no campus em perseguição a um fugitivo e atirou para cima, não foi em direção ao reeducando, como sinal de advertência, para que o fugitivo parasse”, explicou.

A gestão da Ufal também conversou com o superintendente-geral de Administração Penitenciária, Tenente-Coronel Carlos Alberto Luna e obteve a informação de os tiros que foram ouvidos foram efetuados na área do presídio. “Tanto o tenente-coronel Luna quanto a empresa Servipa nos informaram que o tiroteio foi fora do campus. Ouviu-se muito barulho por volta das 21h, mas dentro do campus apenas um tiro para cima foi efetuado. Também não houve pânico na universidade”, completou Valmir Pedrosa.

Medidas de segurança

O Plano Integrado de segurança para o Campus A.C. Simões está sendo elaborado, mas antes de ele ser concretizado – a previsão é em 2014 - a Ufal está tomando algumas providências para melhorar a segurança. “Precisamos entender o que problema da falta de segurança é uma questão de Estado e não afeta só a universidade; a violência está em qualquer lugar. Mas para tentar reduzir o clima de insegurança no campus, conseguimos ampliar nossa parceria com a Polícia Militar, que disponibilizou viatura e homens para ficarem na entrada do campus e fazerem ronda todas as noites dentro da Ufal”, disse.

Na próxima semana haverá uma equipe da Superintendência de Iluminação Pública de Maceió (Sima) para substituir as lâmpadas dos postes que estiverem queimadas. Também será feita poda das árvores.

O pró-reitor prevê que om processo de licitação para implantação do Plano Integrado de Segurança será concluído no próximo semestre. Como isso, haverá aumento no número de homens da empresa de vigilância, de 110 para 180, além da instalação e mais câmeras de monitoramento. “Serão investidos cerca de 8 milhões de reais na área de segurança na Ufal. Mas isso é um processo continuado de aperfeiçoamento e investimento”, concluiu.