12/03/2013 16h15 - Atualizado em 12/03/2013 19h12

Aluno cria blog para denunciar falta de segurança na Ufal em Maceió

Na página há depoimentos de vítimas e comentários dos internautas.
Só no bloco de saúde ocorreram três assaltos este ano, diz professor.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

A insegurança no Campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem causado medo em toda comunidade acadêmica.

Em busca de mais atenção para o assunto, o aluno de jornalismo Manuel Henrique Oliveira criou um blog para denunciar os casos de assaltos e furtos. Na página criada por ele há depoimentos das vítimas e comentários dos internautas.

Segundo o universitário, os arrombamentos de salas e os furtos de objetos dos alunos no campus de Maceió são frequentes, devido à falta de policiamento necessário. "São vários casos que eu tenho registrado aqui na Ufal, como os assaltos, principalmente à noite, durante a saída dos estudantes", disse ele.

Manuel ainda criou um perfil do blog em uma rede social e, em apenas dois dias, mais de 300 pessoas aprovaram a iniciativa. Para ele, isso demonstra a insatisfação da comunidade acadêmica.

A violência não preocupa apenas os alunos. Segundo professores da Ufal, este ano já ocorreram pelo menos três assaltos no bloco de saúde, o que gera insegurança entre os profissionais.

"Isso preocupa porque a gente fica exposto. Nós estamos em uma área onde temos uma população circunvizinha muita grande e a gente não garente essa segurança física aos nossos alunos", relatou o professor João Klinio Cavalcante.

O reitor da Ufal, Eurico Lobo, diz que já foram tomadas medidas para tentar oferecer mais segurança dentro do campus.

"Estamos fazendo algumas ações junto a alguns órgãos da prefeitura e do governo para aumentar a iluminação e a podagem das árvores. Estamos ainda renovando o contrato de segurança e aumentando os efetivos para controlar o nosso patrimônio", afirmou Eurico.

Ainda de acordo com o reitor, uma empresa contratada pela Ufal oferece apenas segurança patrimonial, mas por causa da frequência de crimes, existe a possibilidade da criação de uma guarda escolar. "Essa e outras ações serão discutidas em conjunto com a comunidade acadêmica", concluiu Eurico.

tópicos: