28/03/2013 22h14 - Atualizado em 29/03/2013 00h08

Orquestra Universitária abre nova temporada do Quinta Sinfônica, em AL

No primeiro concerto, foi executada a obra as Quatro Estações, de Vivaldi.
Com nova temporada projeto realizará oito apresentações ao longo do ano.

Do G1 AL

Orquestra realizará oito apresentações ao longo ao ano (Foto: Nívio Dorta/G1)Orquestra realizará oito apresentações ao longo ao ano (Foto: Nívio Dorta/G1)

A Orquestra Sinfônica Universitária abriu, na noite desta quinta-feira (28), no Teatro Deodoro, com o concerto As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi, a nova temporada do projeto Quinta Sinfônica.

A iniciativa, realização conjunta entre a Universidade Federal de Alagoas, a Secretaria do Estado de Estado da Cultura (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Ditetal), teve entrada gratuita e atraiu um bom número de apreciadores da música clássica.

O concerto deste mês, que contou apenas com os instrumentos de corda da orquestra , teve a regência do professor do curso de música da Ufal, Fagner Magrinelli. “A maior parte da orquestra é formada por alunos e professores da Ufal, mas tem também a participação do pessoal da comunidade. Afinal, este é um trabalho conjunto que tem o objetivo de suprir a falta de uma Orquestra Sinfônica no Estado”, expôs.

Magrinelli, que é solista na orquestra, nesta apresentação assumiu a regência. "Foram dois meses de trabalho, com ensaios constantes para executar a obra de uma forma inédita no estado, com a peça completa de Vivaldi", completou.

O público que assistiu a apresentação também acompanhou, antes das execuções dos quatro trechos da obra, primavera, verão, outono e inverno, a declamação de poesias de Vivaldi, realizada pelos professores de literatura Ari Denisson e  Marcelo Marques.

Público compareceu em bom número ao evento, que teve entrada franca (Foto: Nívio Dorta/G1)Público lotou o Teatro Deodoro para apreciar
música clássica (Foto: Nívio Dorta/G1)

O parisiense Yann Hamonic, professor de francês na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal),  marcou presença no evento. Segundo ele, nos 5 anos morando em Maceió, é apenas a segunda vez que pôde acompanhar a apresentação de uma orquestra clássica.

“É difícil encontrar música clássica em Maceió. A única vez que acompanhei foi  no Espaço Cultural da Ufal, em virtude das comemorações do Ano da França no Brasil, em 2009”, lamenta Hamonic.

No total o projeto realizará oito apresentações na capital. A cada 30 dias, na última quinta-feira de cada mês a população maceioense terá acesso aos espetáculos. A entrada é grátis.

tópicos: