Escola Técnica de Artes da Ufal inaugura novas instalações

28 nov 2013 - 08:32

Solenidade acontece nesta quinta-feira, 28, às 17h

Foto: Assessoria Ufal

Um importante passo foi dado para o avanço do ensino técnico na Universidade Federal de Alagoas. Criada há sete anos pelo Conselho Universitário (Consuni) da Ufal, a Escola Técnica de Artes (ETA) inaugura nesta semana novas instalações. A solenidade acontece nesta quinta-feira, 28, às 17h, no Espaço Cultural. O evento contará com apresentações de grupos de dança, música e teatro de Escola. Além disso, haverá a aposição da placa de inauguração do novo espaço.

Inicialmente, a ETA funcionava nas dependências dos cursos de graduação no Espaço Cultural. Com a demanda de alunos e professores, o espaço de ensino da Escola teve que ser ampliado. Ao todo, cento e cinquenta alunos estão matriculados nos Cursos Técnicos em Arte Dramática (antes curso de Formação de Ator e Atriz), Instrumento Musical (Piano), Canto e Produção de Moda, todos gratuitos.

O novo prédio ocupa parte do estacionamento do Espaço Cultural. Na reforma, foram construídos seis salas de aula, três banheiros e um pátio. De acordo com a diretora da Escola, professora Rita Namé, a área era insuficiente para atender à demanda do curso. “A reforma foi muito importante. A gente estava sem espaço para trabalhar. Uma reforma física é fundamental para que a escola possa progredir”, declarou.

Com a reforma será possível ampliar para duzentos o número de alunos. Recentemente, o corpo docente também foi ampliado. O curso técnico em Instrumento Musical, por exemplo, será expandido para habilitações em violino, percussão e clarineta. Ainda de acordo com a professora, um dos objetivos futuros é criar cursos tecnológicos, além de fundar a orquestra de câmara da ETA. “Quanto mais orquestras a gente puder fazer, quanto mais encenações teatrais e de dança a gente puder dar à comunidade, melhor. É a nossa missão”, disse Namé.

Projetos e parceria

A Escola Técnica de Artes desenvolve, também, o Projeto Andante, onde crianças de sete a doze anos aprendem a tocar instrumentos de corda. Segundo Rita Namé, o ensino básico e técnico, ofertados pela ETA, preparam para uma futura graduação dos alunos. “A criança aprende [a tocar] um instrumento, provavelmente vai querer continuar no técnico e depois na graduação. Quando chegar à graduação, ela já vai ter uma vivência musical importante”, destacou.

A Escola ainda oferece curso de pós-graduação em Teatro e Dança, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Mestrado Interinstitucional (Minter), projeto do Governo Federal cujo objetivo é viabilizar a formação de mestres fora dos centros mais consolidados de ensino e pesquisa.

Da Assessoria Ufal