Festival de vôlei sentado acontece neste sábado na Ufal

28 nov 2013 - 19:00

O evento é aberto a todos os alunos do campus e será realizado no Ginásio Poliesportivo.

Ilustração (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Neste sábado, 30 de novembro, estudantes de educação física da Ufal e profissionais da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) realizam o 1º Incluvôlei, um festival de vôlei sentado. Aberto a todos os alunos do Campus da Universidade, o evento acontecerá no Ginásio Poliesportivo das 15h às 18h.

Serão 13 vagas para o torneio, e quem quiser participar deve enviar um e-mail até esta quinta-feira, 28 de novembro, para torneioincluvolei@hotmail.com com nome, curso e número de matrícula. O torneio integra a disciplina Atividades Físicas Adaptadas, coordenada pela professora Neiza Fumes.

A modalidade

O Voleibol Sentado é um esporte adaptado. Assim como no vôlei convencional, cada time é formado por seis jogadores, que atuam sentados no chão com alguma parte do corpo entre as nádegas e ombros. Como um esporte adaptado, entretanto, ele precisou ser modificado para a integração de todos.

A modalidade começou na Holanda nos anos 1950, combinando voleibol e o Sitzbal – um jogo alemão que não tem a rede, praticado por pessoas com mobilidade limitada. Começou a se popularizar nos anos 1960, tornando-se um dos mais rápidos e emocionantes esportes paralímpicos. Atualmente, ele é jogado em mais de 50 países.

Por Jacqueline Freire – jornalista colaboradora