01/11/2013 09h19 - Atualizado em 01/11/2013 09h19

Jornalista lança obra na VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Maurício Gonçalves traz histórias de uma terra marcada por contrastes.
Lançamento de “Histórias de Alagoas, um pedaço do Brasil" será no dia 3.

Do G1 AL

Livro traz material de reportagens do autor. (Foto: Divulgação/José Feitosa)Livro traz material de reportagens do autor.
(Foto: Divulgação/José Feitosa)

O jornalista José Maurício Gonçalves lança seu novo livro “Histórias de Alagoas, um pedaço do Brasil” na VI Bienal Internacional do Livro, neste domingo (3). O lançamento será no stand da Viva Editora, no Centro de Convenções, em Jaraguá, às 18h.

Publicado com o apoio cultural da Organização Arnon de Mello e da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), este é o segundo livro de uma trilogia que se propõe a observar uma terra de contrastes: com cenário de cartão postal e o maior índice de homicídios do país.

A primeira publicação do autor, “Histórias de Alagoas, empreendedores do desenvolvimento sustentável”, lançada no último dia 11 de pelo Sebrae, mostra bons exemplos na região. Este segundo livro traz uma realidade diferente que emperra qualquer desenvolvimento do Estado, seja ambiental, social ou econômico.

“José Maurício Gonçalves escolheu o jornalismo para conversar com o leitor sobre o mundo – e sobre os mundos que habitam Alagoas. No país das contradições, Alagoas é o cúmulo. Píncaro do paradoxo. Beleza e injustiça de mãos dadas. Crise conjugal inimaginável, infindável. Terra de extremos, Alagoas”, acentua o jornalista, escritor e crítico Fernando Coelho.

O trabalho contou com a orientação e incentivo da diretora da Edufal e coordenadora da Bienal do Livro, professora Stela Torres Lameiras, que assinou o prefácio. “São matérias que podem ser vistas para além da informação”, analisa a professora.

Neste segundo trabalho, “Histórias de Alagoas, um pedaço do Brasil”, Stela Lameiras completa: “A escolha lexical, em muitos trechos das matérias selecionadas para este livro, têm um quê de poesia, em meio à dureza das cenas narradas”.

Lançamento do livro “Histórias de Alagoas, um pedaço do Brasil”
Autor: José Maurício Gonçalves
Onde: Stand da Viva Editora, no Centro de Convenções, em Jaraguá