05/11/2013 11h54 - Atualizado em 05/11/2013 11h54

Mais de 200 reeducandos de AL se inscreveram para participar do Enem

Muitos assistem aulas em curso preparatório no Núcleo de Ressocialização.
Prazo de inscrição do exame para detentos encerra nesta terça-feira (5).

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

Mais de 200 reeducandos já se inscreveram para participar da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Alagoas. O prazo de inscrição do exame para os detentos que cumprem pena no sistema prisional encerra nesta terça-feira (5). Essa edição do Enem será aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro.

No Núcleo de Ressocialização, os reeducandos trabalham dois horários e à noite assistem aulas num cursinho preparatório. Pode até parecer difícil ou muito cansativo, mas nenhum deles quer perder a oportunidade. Quando foi preso, há 4 anos, um homem, que pediu para não ser identificado, estava prestes a acabar o curso de direto na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele disse que é muito dificil cumprir a pena sem ações de ressocialização. "É muito difícil porque a ociosidade deixa a pessoa sem perspectiva de vida", disse.

O professor Wesley Lima diz que a turma é estudiosa. “Para mim está sendo um desafio prazeroro porque posso ajuda-los a voltar para a sociedade e ter uma vida com educação”, ressaltou.

De acordo com a gerente de Educação do Sistema Penitenciário, Andréa Rodrigues, logo após a divulgação do edital, é feito um trabalho para estimular a participação dos reeducandos. “Quando recebemos o edital, encaminhamos cartazes para o Núcleo de Ressocialização e também para familiares”, explicou.

Andréa diz que sempre após o exame faz um acompanhamento dos presos que estudaram no cursinho. "Acompanhamso os resultados para saber se eles atingiram nota suficiente para o Sisu", falou.

No ano passado, três detentos de Alagoas foram aprovados no Enem, mas foram impedidos de cursar a faculdade. De acordo com o juiz da Vara de Execuções Penais, José Braga Neto, isso aconteceu porque eles eram do regime fechado. Segundo ele, o direito é garantido para quem cumpre pena em regime semi aberto.

tópicos: