Enade: cinco cursos ficam abaixo da média exigida pelo MEC em Alagoas

08 out 2013 - 08:53

Foto: Ilustração

O Ministério da Educação divulgou, nessa segunda-feira (7), as notas dos cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referentes às provas realizadas em 2012. Cinco cursos alagoanos ficaram abaixo da média exigida pelo MEC. Os piores desempenhos das instituições públicas de Alagoas foram nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis.

A nota – que vai de 0 a 5 – da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no curso de Jornalismo foi 2. Já o campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) em São Miguel dos Campos teve média 2 no curso de Ciências Contábeis. No mesmo curso, o campus de Arapiraca da Uneal, a Ufal e o Instituto Superior de Ensino receberam a nota 3.

Um dos mais procurados, as notas para o curso de Direito variaram muito de uma faculdade para outra. A Ufal obteve conceito 4, assim como a Uneal de Arapiraca. A Estácio – FAL recebeu nota 3, enquanto Faculdade de Ciências Jurídicas de Alagoas – em Penedo – teve a pior nota entre as faculdades do Estado: 1, seguida da Faculdade Raimundo Marinho, com 2.

O curso de Psicologia do campus de União dos Palmares da Ufal teve nota 3 e o de Maceió conceito 4. Já em Ciências Econômicas, a universidade foi avaliada com média 3, assim como a Uneal, em Penedo, com o curso de Turismo.

Outra graduação bastante procurada, Administração teve sua pior avaliação na Faculdade Estácio – FAL, com nota 2. Em Arapiraca, quanto a Ufal quanto a Uneal receberam nota 3. Já em Maceió, a Ufal obteve média 4 nesse curso.

Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar de 3 a 5, a nota máxima. O conceito Enade é o principal indicador do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) que, segundo o MEC, será divulgado no final deste mês.

Do Gazetaweb