Ufal – Maceió sedia dois importantes encontros internacionais de Física

Os encontros sobre Fluídos Complexos e de Cristais Líquidos reúnem pesquisadores de todo mundo

Durante esta semana, de 14 a 18 de outubro, o Instituto de Física da Ufal será anfitrião de pesquisadores do mundo inteiro. Acontece em Maceió, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, dois eventos internacionais: o 9th Ibero American Workshop on Complex Fluids e o 2nd Italo-Brazilian Workshop on Liquid Crystals. Nestes eventos estão sendo apresentados e debatidos os principais avanços científicos recentemente obtidos nesta área, bem como as potenciais aplicações destas pesquisas no desenvolvimento de novos dispositivos eletro-ópticos e em biotecnologia.

A segunda edição do Seminário Ítalo-Brasileiro de Cristais Líquidos é organizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos (INCT-FCx), em colaboração com a Sociedade Italiana de Cristais Liquidos, com o objetivo de  reunir alguns dos membros mais ativos das comunidades italianas e brasileiras que trabalham com esses materiais. Estão presentes pesquisadores de 10 países, incluindo o presidente da Sociedade Internacional de Cristais Líquidos, Claudio Zannoni, da Itália.

O Workshop Ibero-Americano de Fluidos Complexos é organizado a cada dois anos, desde 1993, em diferentes países da Ibero-América. O evento reúne físicos, químicos e técnicos de vários países, com o objetivo de melhorar a pesquisa científica na área. Os cientistas atuam desde pesquisas em química sintética clássica à física teórica, a partir de biologia estrutural para aplicações médicas e de engenharia.O Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos, professor Antônio Martins Figueiredo Neto, integra o comitê organizador internacional do encontro.

Entre os professores convidados para os eventos, estão:  Bruce Duncan, da Universidade de York, Reino Unido; Eduardo Soto-Bustamante, da Universidade de Chile; Ivan I. Smalyukh, da University of Colorado, EUA; Javier A. Diez, da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina; Pedro Sebastião, da Universidade de Lisboa, Portugal; Ralf Stannarius, da Universidade de Magdeburg, Alemanha; e Slobodan Žumer, da Universidade de Ljublijana, Eslovênia.

Contribuições científicas da Ufal

O Instituto de Física da Ufal tem contribuições destacadas nas área em discussão nos eventos, principalmente em relação aos Fluidos Complexos. “O Instituto de Física tem dado importantes contribuições científicas nesta área, principalmente em temas relacionados às propriedades térmicas, mecânicas e ópticas de filmes de cristais líquidos. Recentemente, o Instituto de Física  implantou um moderno laboratório de pesquisa para investigar as propriedades de Fluidos Complexos que é pioneiro na região Nordeste”, informa Marcelo Lyra, professor do  Instituto de Física da Ufal e presidente do Encontro.

Além do professor Marcelo Lyra, participam do Comitê Organizador Local, os professores Italo Nunes de Oliveira, Maria Socorro S. Pereira e Erms Pereira, todos do Instituto de Física da Ufal.

Lenilda Luna – jornalista

Online Support is really a Great for a PC Trouble
watch game of thrones online free which comes in part from wearing well fitted climbing shoes

Expecting Cisco To Surge On New NDS Acquisition