03/10/2013 07h52 - Atualizado em 03/10/2013 07h52

Governo de AL cria comissão para organizar Dia da Consciência Negra

Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (3).
Grupo deve elaborar plano de atividades para comemorações no estado.

Do G1 AL

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20), o Museu Afro Brasil promoveu um encontro de maracatus de baque virado. A apresentação começou às 13h e se estenderia até as 17h. Entre os grupos convidados, estão o Rochedo de Ouro ( (Foto: Rogério Santana/Divulgação Museu Afro Brasil) Dia da Consciência Negra é celebrado dia 20 de
novembro.
(Foto: Rogério Santana/Divulgação Museu Afro)

Berço do antigo refúgio do Quilombo dos Palmares, Alagoas mantém a tradição de comemorar o Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, que marca anualmente a morte do lider negro Zumbi dos Palmares, 20 de novembro. Para organizar as atividades referentes a data, o governo do estado instituiu uma comissão que vai contar com representantes de diversos órgãos públicos e entidades alagoanas. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (3), no Diário oficial do Estado (DOE).

Segundo a publicação, a comissão será coordenada pela Secretaria Estadual de Cultura. Fica estabelecido um prazo de 30 dias, a partir da publicação do decreto, para a elaboração do Plano Integrado de Atividades constando as atividades previstas, instituições responsáveis e os investimentos necessários.

Foram designados para compor a comissão representantes do Gabinete Civil, Gabinete Militar, Secretarias de Estado da Cultura, do Turismo, da Educação e do Esporte, de Comunicação, da Mulher e da Promoção da Paz. Também participam membros da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Foram convidados representantes da Prefeitura Municipal de União dos Palmares e de Viçosa, além da fundação Cultural Palmares, Associação dos Grupos Culturais e Entidades Negras de União dos Palmares, Fórum de Entidades Negras de Alagoas, religiosos da matriz africana e Federação Alagoana de Capoeira.

Data
O Dia da Consciência Negra existe desde janeiro de 2003, pela lei nº 10.639, que também tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira. Em 2011, o que a presidente Dilma sancionou foi uma lei instituindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, afim de lembrar o assassinato de Zumbi, em 1695, que morreu por lutar contra a escravidão dos negros no Brasil.