12/10/2013 07h00 - Atualizado em 12/10/2013 07h00

Líder do simulado do Enem em AL fala sobre preparação para o exame

Eduardo Henrique, de 19 anos, mora em Olho D'Água das Flores.
Segundo o candidato, a plataforma do Geekie Games é completa.

Do G1 AL

Eduardo Henrique diz que estuda em casa e que conta com ajuda da internet (Foto: Arquivo pessoal/ Eduardo Henrique)Eduardo Henrique diz que estuda em casa e conta
com ajuda da internet. (Foto: Eduardo Henrique/
Arquivo Pessoal)

O estudante Eduardo Henrique Ferreira Almeida, de 19 anos, de Olho D'Água das Flores, ficou em primeiro lugar, entre os alagoanos, no simulado do Enem promovido pela Geekie Games, uma plataforma interativa que traz exercícios, simulados e aulas sobre os pontos fracos apresentados nos testes. A menos de um mês para o Enem, ele orienta: "É preciso muita dedicação".

Henrique estuda em média 12 horas por dia e desistiu do curso de letras, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para tentar engenharia civil na mesma instituição.

“Gostei muito [da plataforma], pois é tudo completo e por isso fui até o fim no processo. Já indiquei vários amigos para fazerem o simulado. Eu acho muito legal, principalmente a parte cultural e dos vídeos", conta o estudante.

Ainda de acordo com Henrique, o segredo para uma boa colocação no exame é a persistência. “Todos os dias eu me dedicava em média três horas por dia para fazer essa plataforma e agora estou me preparando para o simulado. Eu quero melhorar sempre”, finalizou.

Como participar
O Geekie Games é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação, com divulgação no G1. A plataforma inclui testes para o estudante treinar seus conhecimentos, aulas on-line e um simulado feito nos mesmos moldes do Enem.

Professores e diretores de escola também têm uma área exclusiva na plataforma. Há uma interface que dá a possibilidade para acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real.
As questões usadas nos testes e no simulado final utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de avaliação utilizado pelo Enem que dá pesos diferentes para as questões de acordo com seu grau de dificuldade.

Portanto, a plataforma possui a capacidade de entender em quais assuntos o estudante tem mais dificuldade, de acordo com as alternativas que ele escolhe durante o simulado. Assim, é possível montar "missões" que indiquem os temas aos quais o candidato deve se dedicar com mais afinco para evoluir e aumentar sua pontuação.

Simulado final
Desde o dia 9 de outubro, o estudante pode fazer o grande simulado do Enem por meio da plataforma Geekie Games. A prova tem os mesmos moldes do exame do MEC: em um dia o aluno responde a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de ciências humanas e 45 de ciências da natureza, em 4h30 de prova, sem interrupções. No segundo dia, terá o mesmo tempo para responder a mais 90 questões, metade de matemática e a outra metade de linguagens e códigos.

Esse simulado é aberto para todos os alunos, mesmo aqueles que não estiverem utilizando a plataforma. O participante vai receber um relatório personalizado do seu desempenho com a pontuação obtida no simulado e a comparação do seu desempenho com as notas de cortes dos cursos oferecidos no último Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem 7,1 milhões de candidatos inscritos.