18/10/2013 10h21 - Atualizado em 18/10/2013 10h37

Sec. da Saúde institui comissão para monitorar uso de agrotóxicos em AL

Portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (18).
Eles vão propor medidas para reduzir riscos e casos de intoxicação.

Do G1 AL

Em uma publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (18), o secretário da Saúde, Jorge de Souza Villas Bôas, instituiu um grupo de trabalho que tem como objetivo o acompanhamento e a evolução de dados epidemiológicos, propondo medidas que resultem na redução dos riscos e casos de intoxicação decorrentes do uso de agrotóxicos.

A comissão vai discutir, acompanhar e apresentar resultados sobre os assuntos relacionados a agrotóxicos, sob o ponto de vista de fiscalização, utilização, impactos causados ao meio ambiente e os riscos à saúde da população.

Sob a coordenação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o grupo será formado por integrantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

O secretário considerou o número de notificações registradas no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), relativas à intoxicações exógenas, em especial provocadas por agrotóxicos, e a necessidade de implantação e implementação de estratégias e ações interinstitucionais voltadas ao monitoramento, controle e redução dos riscos e agravos às pessoas e ao meio ambiente por esses produtos.

tópicos: