02/09/2013 13h10 - Atualizado em 02/09/2013 18h00

Brasileiros do Mais Médicos assinam contratos e estão aptos a trabalhar

Na primeira fase do programa, 1.096 profissionais vão para 454 cidades.
Médicos estrangeiros seguem em treinamento e começam a atuar dia 18.

Do G1, em São Paulo

Os profissionais formados no Brasil inscritos no Mais Médicos assinaram nesta segunda-feira (2) o contrato de trabalho e já estão aptos a atuar. Segundo o Ministério da Saúde, são 1.096 médicos com diplomas do Brasil que iniciam as atividades em 454 municípios de todo o país. Eles devem trabalhar em unidades básicas de saúde do interior dos estados e em periferias de grandes cidades.

Eventos de recepção para os médicos brasileiros foram realizados em seis capitais na manhã desta segunda: Porto Alegre, Rio de Janeiro, Manaus, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza.

Ao todo, 3.511 cidades pediram 15.450 profissionais. Os médicos formados no exterior – que atualmente estão em fase de treinamento e avaliação – devem começar a trabalhar no dia 18 de setembro.

Confira o primeiro dia dos brasileiros do Mais Médicos em alguns estados:

Alagoas
Profissionais do 'Mais Medicos' assinaram contrato com Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Divulgação/Assessoria)Profissionais do 'Mais Medicos' assinaram contrato
com os municípios (Foto: Divulgação/Assessoria)

Os médicos se apresentaram aos municípios de Alagoas ondem vão atuar. O trabalho nas unidades de saúde, no entanto, só deve começar efetivamente a partir de terça-feira (3). Os profissionais vão trabalhar em Arapiraca (1), Barra de Santo Antônio (1), Branquinha (1), Coité do Nóia (1), Joaquim Gomes (2), Maragogi (3), Marechal Deodoro (2), Penedo (1), Santana do Mundaú (1), São Miguel dos Milagres (1) e Satuba (1).

Em Marechal Deodoro, os dois médicos que se inscreveram no programa e se apresentaram nesta segunda são Alagoanos: Otávia Teixeira Peixoto, formada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 2009, e Artur Cabus Montenegro, formado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), também em 2009. Segundo a Prefeitura de Marechal Deodoro, os dois nasceram em Maceió e já possuem experiência na área de atendimento a saúde pelo SUS.

 

Amazonas
Médicos brasileiros participaram de recepção na sede da Fundação de Medicina Tropical nesta segunda-feira (2) (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Médicos brasileiros participaram de recepção em
Manaus (Foto: Camila Henriques/G1 AM)

Os médicos inscritos foram apresentados aos municípios amazonenses onde vão atuar. O trabalho nas unidades de saúde começa efetivamente a partir de terça (3). Os profissionais participaram da cerimônia de acolhida, realizada na Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, Zona Centro-Oeste. Anteriormente, 52 médicos trabalhariam no Estado. No entanto, 12 desistiram do programa, de acordo com o Ministério da Saúde.

Nesta primeira fase, 30 médicos vão atuar em Manaus enquanto o restante estará distribuído nos municípios de Manacapuru, Urucará, Humaitá, Coari, São Gabriel da Cachoeira, Manicoré e no distrito sanitário especial indígena localizado em Manaus.

Os selecionados irão atuar em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), nas áreas da periferia urbana ou nas Unidades Básicas de Saúde Rural, tanto terrestre quanto fluvial. A prioridade será dada para os Distritos de Saúde Norte, Leste e Fluvial, onde foi identificada uma maior carência de profissionais médicos.

 

Distrito Federal

Quatro dos 15 profissionais brasileiros indicados pelo Mais Médicos para atuar no Distrito Federal não se apresentaram à Secretaria de Saúde na manhã desta segunda. Segundo a pasta, eles têm até o fim da semana para comparecer às atividades de preparação – até terça participam de um curso e na quarta e na quinta conhecem toda a rede pública. De acordo com a secretaria, só é possível falar em desistência se eles não se apresentarem até sexta-feira.

Os médicos selecionados para o Distrito Federal devem começar a atender efetivamente na próxima segunda, em unidades do Gama, Ceilândia, Recanto das Emas, Santa Maria, Brazlândia, Riacho Fundo e Samambaia.

 

Maranhão

Profissionais selecionados pelo programa Mais Médicos começaram a se apresentar na manhã desta segunda à Secretaria Municipal de Saúde em São Luís. Eles vão trabalhar em unidades de saúde na zona rural. Na Secretaria, os profissionais apresentaram documentos e obtiveram encaminhamentos para saber em qual unidade de saúde vão atuar. Ao todo, 10 médicos foram selecionados para atuar em São Luís. Oito deles têm formação no Maranhão. Os outros dois são da Bahia e do Rio de Janeiro.

 

Minas Gerais

Em meio a tanta polêmica na imprensa e nas redes sociais, médicos selecionados para Belo Horizonte têm medo da retaliação dos colegas da classe. Depoimentos indicam que muitos não querem expor seus rostos na mídia porque temem sofrer represália de outros médicos, por terem aderido ao programa. Os profissionais brasileiros que se inscreveram no Mais Médicos e foram selecionados pelo programa para trabalhar no estado de Minas Gerais foram recepcionados nesta segunda pelo Secretário Nacional de Atenção à Saúde Básica, Helvécio Magalhães. A capital mineira vai receber 16 dos 120 profissionais solicitados ao governo federal, entre brasileiros e estrangeiros.

 

Paraíba

Profissionais do programa Mais Médicos começaram a atuar em 26 cidades da Paraíba. De acordo com o Ministério da Saúde, somados os municípios, o estado recebeu 47 médicos por meio da iniciativa. João Pessoa foi a cidade paraibana contemplada com o maior número de profissionais: 20. Outros municípios que receberam médicos foram Bayeux, Areia, Alagoinha,  Bananeiras, Barra de Santana, Belém do Brejo do Cruz, Caaporã, Cacimba de Dentro, Cajazeirinhas, Catingueira, Caturité, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cubati, Ingá, Itapororoca,  Juripiranga, Lucena, Nova Floresta, Pocinhos, São Miguel de Taipu, Serra Redonda, Solânea, Tavares e Vieirópolis.

 

Pernambuco
Marcela Couto se formou há apenas dois meses na UFPB. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Marcela Couto se formou há apenas dois meses e
vai trabalhar em PE (Foto: Katherine Coutinho / G1)

Seis dos 12 médicos brasileiros que vão atuar em Recife participaram da recepção oficial nesta segunda-feira (2), em hotel de Boa Viagem, na Zona Sul. "Sempre foi minha intenção trabalhar na atenção básica à saúde. Quando vi o programa, percebi que era a oportunidade de fazer algo que já pretendia fazer", disse a médica Marcela Couto, 25 anos. Ela acredita que o programa é uma forma de tentar melhorar a saúde no país. "É uma coisa que já está feita. É importante que, com isso, passamos a discutir a saúde básica, esse é um passo para a mudança".

Profissionais que vão atuar em Caruaru, no agreste de Pernambuco, foram apresentados nesta segunda. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, os médicos vão atuar em unidades de saúde básica como a de Vila Canaã, Cachoeira Seca, Bairro João Mota e Centro de Saúde da Boa Vista I. Segundo a secretaria, quatro dos cinco profissionais selecionados são brasileiros, inclusive alguns formados por instituições do estado, como a Universidade de Pernambuco (UPE). Há uma médica indiana, mas naturalizada brasileira e atuante no país há cerca de 20 anos. A profissional com mais tempo de atuação formou-se em 1969. O médico que está há menos tempo na área concluiu a graduação em 2005.

Duas profissionais brasileiras selecionadas para atuar no “Mais Médicos” no Recife desistiram de atuar no programa antes mesmo de começar a trabalhar em unidades de Saúde da Família (USFs).  Elas comunicaram a desistência na tarde desta segunda-feira (2), informou a Secretaria de Saúde da capital. As duas médicas, que são pernambucanas, atenderiam nos postos do Alto do Pascoal (Zona Norte) e Jordão Alto (Zona Sul), ambos situados em comunidades pobres. Atualmente, a cidade precisa de 43 médicos para completar as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

 

Rio de Janeiro
Clenice Neto e Rafael Dutra fazem parte do programa Mais Médicos no Rio de Janeiro (Foto: Cristiane Cardoso/G1)Clenice Neto e Rafael Dutra fazem parte do Mais
Médicos no Rio (Foto: Cristiane Cardoso/G1)

A participação no Programa Mais Médicos começou para 60 profissionais no estado do Rio. Eles vão atuar em 13 municípios, sendo que 16 profissionais estão alocados em unidades básicas de saúde da capital. Houve um evento de recepção para os trabalhadores na Clínica da Família Nilo Aguiar, em Realengo, Zona Oeste.

Clenice Neto, de 49 anos, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez carreira em pesquisa clínica e é uma das selecionadas da primeira fase do programa. Para ela, o Mais Médicos é uma oportunidade de buscar novos rumos na profissão. "Trabalhei para vários laboratórios de pesquisa e agora, com tempo maior, estou reposicionando a carreira e voltando para a assistência. O médico tem essa possibilidade, de fazer várias especialidades ao longo da vida no sentido de se reinventar numa determinada fase e na assistência desenvolver projetos interessantes."


 

Rio Grande do Sul
Programa Mais Médicos (Foto: Vinícius Rebello/G1)Médicos assinam contrato para atuar no programa
do governo federal (Foto: Vinícius Rebello/G1)

Selecionados no programa Mais Médicos, 13 profissionais formados no Brasil assinaram contrato na manhã desta segunda, em Porto Alegre, para atuar em unidades básicas de saúde. Na terça-feira (3), os profissionais se apresentam nas gerências distritais para serem encaminhados para as unidades em que irão trabalhar.

Renata Carvalho, de 25 anos, abandonou a residência médica que fazia no município de Sapucaia do Sul para se inscrever no programa do governo federal. "É uma questão humanitária, isso foi fundamental na minha escolha. Sou apaixonada pela medicina de família e bastante a favor do programa. Por muitos anos, nossa formação médica foi voltada para formar especialistas e, com o programa, isso deve mudar", disse a médica.

 

Sergipe
Mineira está anciosa para começar a atender pacientes mais necessitados (Foto: Flávio Antunes/G1)Médica mineira está anciosa para começar a atuar
com pacientes de Sergipe (Foto: Flávio Antunes/G1)

Cinco dos oito médicos selecionados para trabalhar em municípios do Sergipe foram apresentados nesta manhã na Secretaria Municipal de Aracaju. Os selecionados na primeira fase vão atuar em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, São Cristóvão, São Miguel do Aleixo, Santo Amaro das Brotas, Santa Luzia do Itanhy, Pirambu e Aquidabã.

Dos 75 municípios sergipanos, 31 foram considerados prioritários pelo Ministério da Saúde. Nos primeiros dois ciclos do programa, Sergipe foi contemplado com 29 médicos, sendo 17 brasileiros formados no Brasil, dois brasileiros formados no exterior e 10 cubanos.

Dos cinco médicos apresentados hoje, quatro são formados no Brasil e um estudou medicina na Espanha. Os profissionais vão conhecer as unidades básicas de saúde que irão trabalhar a partir da tarde desta segunda.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de