Secti e empreendedores digitais definem ações para os próximos meses

Reunião discutiu projeto do polo de tecnologia da informação, comunicação e serviços

30/09/2013 14:06

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Após retornarem do RioInfo 2013, um dos maiores eventos de Inovação e Tecnologia da Informação do País, com prêmios e vitórias na bagagem, empreendedores digitais que fazem parte do grupo de startups alagoanas se reuniram com o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) de Alagoas, Eduardo Setton, com o diretor do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (TICS), Adeilto Lima. O encontro serviu para conhecer de perto o projeto do Polo de TICS e as etapas de construção, que deverá ser concluída em dezembro de 2014, em Jaraguá, avaliar a participação de Alagoas no evento do Rio de Janeiro, e traçar os próximos passos em conjunto com a Secti.

A reunião, que ocorreu dia 27, à noite, também teve como objetivo definir estratégias para fortalecer o grupo e o movimento denominado SururuValley, o ecossistema alagoano, que faz referência ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, o maior ecossistema de inovação e tecnologia, que serve de inspiração para empreendedores de vários lugares do mundo.

Eduardo Setton informou que há várias demandas em articulação que beneficiarão os empreendedores. Entre as medidas estão o acréscimo da indústria de tecnologia instalada em Alagoas no Programa de Incentivo Tributário e Fiscal, ações integradas com o município de Maceió e a Secretaria de Defesa Social para melhorar a segurança em Jaraguá, que deverá ganhar um posto policial fixo, e aproximação da TI com a Federação das Indústrias de Alagoas, dentre outras.

Os empreendedores puderam esclarecer dúvidas sobre os editais de recursos para projetos de TI do Governo Federal e Estadual, solicitaram que haja entendimento entre o Sebrae e a Secti para que, além de capacitação para elaboração de projetos para esses editais, possam contar com uma consultoria nessa elaboração. Também reivindicaram a aproximação com professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e foram atendidos.

Setton assumiu o compromisso de programar um encontro com a academia, durante o qual terão acesso ao edital do Tecnova, que poderá oferecer para projetos de TI, R$ 2 milhões do Governo de Alagoas e R$ 6 milhões do Governo Federal. Já o empreendedores assumiram o compromisso de apresentar aos professores o que é o SururuValley e como esse movimento conquistou o mundo nos últimos anos, além dos projetos das startups alagoanas.

A importância de programar um calendário anual de participação em eventos, dentro e fora de Alagoas, com o objetivo de garantir canais de capacitação, de negócios e de relacionamento dando robustez ao grupo e otimizando recursos também foi discutida. .

Setton defendeu o fortalecimento da região Nordeste, lembrando que Pernambuco tem um forte parque tecnológico, com o Porto Digital, e que o trabalho integrado do SururuValley e demais estados contribui para que mais recursos federais cheguem à região.

Os empreendedores digitais estão com uma agenda de muitas ações nos próximos meses, dentre elas, um espaço na abertura da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, no dia 20 de outubro, na praia da Pajuçara. A atividade do Governo de Alagoas, através da Secti, permitirá disseminar e popularizar os projetos das startups, além da Feira do Empreendedor do Sebrae e diversos outros eventos. 

Primeira Edição © 2011