24/04/2014 23h08 - Atualizado em 24/04/2014 23h08

Análise de laboratório confirma presença da helicoverpa em Coruripe

Lagarta destruiu quase toda plantação em lavoura de feijão no município.
Chega a três o número de cidades alagoanas com focos da praga.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

Uma análise de laboratório confirmou a presença da lagarta helicoverpa armígera em uma lavoura de feijão em Coruripe, município do Litoral Norte alagoano. As amostras haviam sido coletadas na última semana por fiscais do Ministério da Agricultura e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e foram analisadas em um laboratório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A praga agrícola, considerada uma das mais agressivas, destruiu quase toda a plantação de feijão de corda .Com a confirmação do foco na cidade, aumenta para três o número de municípios onde foi detectada a presença da helicoverpa.

"A cada constatação da praga, os nossos técnicos estão informando ao agricultor quais os produtos de controle. O mais importante no momento é saber o instante exato para fazer o combate e o controle. A grande dificuldade é essa. Geralmente, quando o produtor procura a Adeal já é praticamente impossível controlar a praga", relata a gerente de inspeção da Adeal, Maria José Rufino.

 

tópicos:
veja também