19/04/2014 13h26 - Atualizado em 19/04/2014 13h39

Novas vias são soluções provisórias para o trânsito, alerta especialista

Até 2015, Maceió terá 4 novas vias para desafogar os congestionamentos.
Professor da Ufal afirma que medida não resolve o problema do trânsito.

Michelle FariasDo G1 AL

Quem precisa se locomover em Maceió sabe que nos últimos anos o trânsito da capital tornou esta ação praticamente impossível. Trajetos que poderiam ser feitos em alguns minutos, levam horas para ser percorridos pelos motoristas. A prefeitura já entendeu que é preciso priorizar o transporte público (leia-se Faixa Azul), mas, em contrapartida, também é preciso oferecer opções para quem anda de carro. Algumas vias alternativas já são utilizadas por muitos motoristas e, segundo o Município, devem minimizar o congestionado trânsito.

Especialista diz que em pouco tempo Avenida Josefa de Melo deve ficar engarrafada (Foto: Michelle Farias/G1)Especialista diz que Avenida Josefa de Melo deve ficar engarrafada em pouco tempo (Foto: Michelle Farias/G1)

Mas será mesmo essa a solução para o problema do trânsito na capital? Para o especialista em pavimentação e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Antônio Facchinetti, as Avenidas Paulo Holanda, que vai do Hospital Universitário até o Village Campestre, a Avenida Josefa de Melo, que vai do Barro Duro até Cruz das Almas, a Eco Via Norte, que vai do Benedito Bentes até Jacarecica, e o projeto que ligaria o Vale do Reginaldo até a Avenida Márcio Canuto, são apenas medidas paliativas de solução a curto prazo.

“Isso não resolve o problema do trânsito na capital. Há muitos carros nas ruas e é como se não tivesse espaço suficiente para todos. A prefeitura deu um passo ao perceber que o transporte público precisa ser prioridade no trânsito, mas ainda há muito a ser feito. É necessário construir viadutos em trechos mais críticos para acabar com parte dos semáforos. Outra alternativa seria o VLT passar na Fernandes Lima, mas para isso, é preciso muito estudo”, afirma.

O especialista lembrou ainda que em meados dos anos 80, a Via Expressa era uma alternativa para os caminhoneiros que precisavam ir ao Porto de Maceió, no bairro de Jaraguá, de forma rápida, mas como o projeto para a execução era muito caro, os governantes foram deixando para depois. “Como a parte alta da capital ficou bastante populosa, a Via Expressa se tornou o caminho de muitas pessoas se locomoverem. Por causa das construções, fica praticamente impossível desafogar aquela região sem um bom estudo e muito recurso financeiro”, reforça.

Avenida Josefa de Melo
A Josefa de Melo vai ligar os bairros do Barro Duro e Cruz das Almas e deve ficar pronta até o final do mês de abril, prazo que já foi estendido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura de por causa de alterações no projeto inicial. “A passagem de nível era o grande gargalo da obra, por conta de uma intervenção na rede da Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal), mas já foi concluída", afirma o secretário de Infraestrutura, Roberto Fernandes.

Avenida Josefa de Melo vai ligar os bairros de Cruz das Almas ao Barro Duro (Foto: Michelle Farias/G1)Avenida Josefa de Melo vai ligar os bairros de Cruz das Almas ao Barro Duro (Foto: Michelle Farias/G1)

Entretanto, o especialista Antônio Facchinetti diz que em pouco tempo tudo ficará engarrafado novamente. "Como não foi investido no transporte público, cada vez mais as pessoas foram comprando carros e não há espaço o suficiente para todos eles. Deveriam ser feitos mais viadutos e não apenas passagens de nível, como é a Avenida Josefa de Melo. Mas não é algo que é feito rápido e nem é barato", diz.

Avenida Paulo Holanda
A Avenida Doutor Paulo Holanda, via paralela ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), no bairro da Cidade Universitária, tem uma extensão de quatro quilômetros e terá um investimento inicial de cerca de R$ 3,8 milhões para obras de drenagem de águas pluviais e pavimentação.

Por facilitar o acesso aos conjuntos habitacionais Village Campestre I e II e Graciliano Ramos, a estrada de barro tem servido há anos como “saída” para o congestionamento da Avenida Menino Marcelo, no trecho da rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em até qutro meses, e devidamente pavimentada, ela deve ser entregue oficialmente como avenida.

Obras na Avenida Doutor Paulo Holanda iniciaram neste mês e deve ficar pronta em quatro meses (Foto: Michelle Farias/G1)Obras na Avenida Doutor Paulo Holanda foram iniciadas neste mês (Foto: Michelle Farias/G1)

O faturista Raphael Queiroz mora no bairro do Vergel e trabalha na Cidade Universitária. Todos os dias ele enfrenta a Via Expressa e desvia o caminho pela Avenida Paulo Holanda. “Mesmo sendo uma estrada de barro e com bastante buraco, é uma alternativa para fugir do trânsito próximo à Polícia Rodoviária Federal (PRF). Faço o percurso em 10 minutos e se fosse pela Via Expressa demoraria 30 minutos”, diz.

Eco Via Norte
O projeto de extensão vai custar R$ 24 milhões e vai abranger a construção de uma via de acesso de aproximadamente 6 km de extensão que liga o Benedito Bentes ao bairro de Jacarecica. Além disso, haverá uma extensão de 2 km que vai ligar o conjunto Cidade Sorriso 2 até o conjunto José Aprígio Vilela, e também no trecho que vai do Benedito Bentes ao aterro sanitário. As obras de terraplanagem já começaram e, de acordo com o secretário de Infraestrutura, Roberto Fernandes, se tudo ocorrer conforme o planejado, a Ecovia Norte deve ficar pronta em junho de 2015.

Ecovia Norte deve ficar pronta em junho de 2015 (Foto: Michelle Farias/G1)Ecovia Norte deve ficar pronta em junho de 2015 (Foto: Michelle Farias/G1)

“O ministro do Turismo, Vinícius Lages, esteve aqui [em Maceió] no último sábado (12) para vistoriar as obras. Se o restante da verba for liberado, como foi anunciado, toda a via ficará pronta em 2015. Estamos muito empenhados e acreditamos que essa via, que já foi tão cobrada pelos maceioenses, ficará pronta logo”, afirma Roberto Fernandes.

Vale do Reginaldo
Em 2013, o governo federal liberou R$ 54,6 milhões nas obras de revitalização do Vale do Reginaldo, que devem ficar prontas em 2016. As obras incluem pavimentação, drenagem e construção de duas passagens de nível, além de um viaduto que será construído no acesso do Vale do Reginaldo, ao final da Ladeira Geraldo Melo.

"É uma medida que desafoga o gargalo pra quem mora nos bairros do Jacintinho e Feitosa e que precisa ir para o Centro. Era uma proposta antiga, de 2008, mas com o passar do tempo a conjuntura foi se modificando e isso não deve ser encarado como uma solução", avalia Facchinetti.

Obras no Vale do Reginaldo devem ser concluídas em 2016. (Foto: Pen Fon/Secom)Obras no Vale do Reginaldo devem ser concluídas em 2016. (Foto: Pen Fon/Secom)
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