Alagoas recebe Seminário Nacional de Enfermagem nesta quarta-feira

06 ago 2014 - 08:30

14º Senaden vai discutir qualidade no ensino de enfermagem a distância.

Foto: Ilustração

Pela primeira vez no estado de Alagoas, profissionais da área da enfermagem poderão prestigiar a partir desta quarta-feira (6), o 14º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (Senaden). O evento é uma realização da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e acontece até a sexta-feira (8) no Hotel Ritz Lagoa da Anta, na cidade de Maceió.

A coordenação do seminário espera receber cerca de 700 pessoas entre estudantes, professores, profissionais e pesquisadores da área que vão discutir o tema central Educação em Enfermagem: Qualidade, Inovação e Responsabilidade.

Para a abertura do evento uma conferência será ministrada pelo professor Carlos Agustin León Ramón, da Faculdad de Enfermería Lídia Doce, da cidade de Havana, em Cuba. “A partir de tudo que será discutido é que vai se formular proposições para fomentar a política de formação dos trabalhadores de enfermagem no Brasil, na América Latina e no Caribe. Espero que a gente saia com boas proposições e articulados para enfrentar os desafios tanto no campo político quanto profissional”, relatou a professora da Ufal, Lenira Wanderley, que também é vice-presidente da Aben/Alagoas.

Durante os três dias de seminário a programação será intensa com atividades científicas e culturais por meio de conferências, mesas-redondas, cursos, oficinas, lançamento de produções acadêmicas e culturais, reuniões de interesse e fóruns. Além disso, serão apresentados mais de 550 trabalhos científicos e relatos de experiências.

Conteúdo e discussões

Ainda de acordo com os organizadores do evento, o Senaden 2014 está estruturado em três eixos temáticos: 1) Modelos pedagógicos inovadores potentes para a formação generalista, ética e responsável de profissionais de enfermagem; 2) Formação em Enfermagem e o cenário atual do trabalho em saúde nacional e internacionalmente; e por fim, 3) Pós-Graduação e Pesquisa.

Evento preparatório

A comissão organizadora do Senadem aproveitou a oportunidade para interagir com membros do Conselho e representantes regionais e estaduais numa reunião extraordinária do Conaben. Durante os dias 4 e 5 eles se preparam para o evento e fazem uma comemoração em homenagem aos 88 anos da Associação Brasileira de Enfermagem.

Da Redação com Assessoria Ufal