Observatório Astronômico de Alagoas marca presença em Congresso

20 ago 2014 - 11:00

Foto: Divulgação

Você já pensou em fazer uma viagem pelo universo? No 2º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), que está acontecendo no Centro de Convenções, no Jaraguá, isso é possível!

O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal), em parceria com o Observatório Astronômico Genival Leite e a Usina Ciência da Ufal, promovem uma “Viagem pelo sistema solar”. Por cerca de 20 minutos, os visitantes assistem a vídeos super interessantes, explorando os elementos do universo e suas curiosidades.

O projeto tem como coordenador responsável o professor e físico Adriano Albert e a grande função da atividade é divulgar a astronomia para escolas e universidades, para despertar o interesse dos alunos pela área.

O espaço oferece também a exposição Paisagens Cósmicas, uma homenagem ao Ano Internacional da Astronomia. A mostra possibilita amplo entendimento para as pessoas que têm interesse em conhecer mais sobre cometas, galáxias, planetas e astronomia em geral.

Composta por 20 painéis com fotografias surpreendentes, a exposição convida o público a um passeio pelo universo, motivado pelas belas imagens captadas por lentes de poderosos telescópios, de naves espaciais que exploram o sistema solar e também pelo olhar atento de alguns astro-fotógrafos. “Todas essas imagens são fotos reais, e não ilustrações!”, diz o voluntário do Observatório, Sérgio Caldas, que participa na atividade como um guia da exposição, dando informações sobre o assunto astronômico aos interessados.

Da Assessoria Ufal