Professores da rede pública são capacitados em matemática e linguagem

05 ago 2014 - 07:30

Seminário atende à segunda etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e vai até esta sexta-feira.

Foto: Valdir Rocha

Cerca de 300 professores das redes estadual e municipais deram início na manhã desta segunda-feira (04) ao II Seminário de Formação para os Orientadores de Estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), coordenados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com uma meta final de formar 7500 professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental das áreas de Matemática e Linguagem. O evento prossegue até a próxima sexta-feira (8) na Faculdade Pitágoras.

O PNAIC é um compromisso assumido pelas três esferas federativas (União, Estados e Municípios)e tem como objetivo a alfabetização de todas as crianças até os oito anos, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Alagoas aderiu ao pacto no ano de 2012 e, entre janeiro de 2013 e janeiro de 2014, foi executada a primeira etapa do pacto no Estado, que consistiu na capacitação de 180 horas de 307 orientadores de estudos e sete mil professores cursistas das redes estadual e municipal.

Capacitação

Em continuidade à segunda etapa do PNAIC, iniciada no mês de julho último, a expectativa deste encontro é avaliar como está se dando a aplicação, nos municípios, dos conteúdos abordados naquela ocasião, além de apresentar novas propostas.

“Nesta formação estamos obtendo uma excelente socialização dos professores, que fizeram questão de declarar as descobertas de novos materiais, e enfatizar muito mais pontos positivos do que entraves à execução das práticas propostas no planejamento construído no Seminário inicial”, explica Simone Souza, uma das professoras formadoras da área de Linguagem.

Para Maria do Carmo Silveira, superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação e coordenadora estadual do PNAIC, a metodologia traz o melhor para que o profissional se desenvolva em sala de aula, pois sustenta o tripé ação – reflexão – ação, fortalecendo ainda o saber local/regional, de forma que o profissional, em sua prática, deixe suas aulas mais dinâmicas e motivadoras. Com esta aproximação do seu cotidiano, os alunos também conseguem melhor o rendimento em sua aprendizagem.

Ainda de acordo com Maria do Carmo, este ano o programa está ainda mais fortalecido, com a adesão da Ufal como instituição formadora e coordenadora geral do programa em Alagoas, além da parceria com a Faculdade Pitágoras, que disponibilizará todas as suas salas para a realização das etapas seguintes, prevista para até o final deste ano, oferecendo as instalações físicas ideais para acomodar todos em um mesmo espaço.

Reunião

Em paralelo à formação, os 103 coordenadores locais reuniram-se com técnicos da Ufal, no mesmo espaço, para discutir a execução do programa em cada município, considerando ainda a atuação do Pacto desde 2013, apontando os avanços e desafios, e como se dará o processo de avaliação dos profissionais envolvidos e a alimentação dos dados no SisPacto. De acordo com a coordenadora geral do programa pela UfalL, prof. Abdizia Barros, todos os envolvidos terão oportunidade de avaliar e serem avaliados.

Por Manuella Nobre / Agência Alagoas