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Artista plástico Romero Britto processa Apple por uso indevido de ilustrações

Por Diário de Pernambuco 14/04/2015 11h11
Artista plástico Romero Britto processa Apple por uso indevido de ilustrações

O artista plástico pernambucano Romero Britto comprou briga com a Apple. Abriu um processo contra a gigante de tecnologia e a empresa de design Craig & Karl. Britto acusa a Apple e a empresa por uso indevido de suas ilustrações na campanha de marketing “Start Something New” (Começe algo novo, em português). A campanha tem com uma das ilustrações a imagem de uma mão estendida com desenhos coloridos que surgem a partir de um dedo. A imagem teria sido licenciada pela empresa de design Craig&Karl para a Apple.

O processo foi aberto no tribunal de Miami, nos Estados Unidos. De acordo com os advogados do artista plástico, apesar de não ser uma cópia exata, a imagem apresenta cores e padrões semelhantes aos que Britto utiliza em seus trabalhos. “Esta combinação específica de elementos visuais quando tomados em sua totalidade cria uma impressão visual de conjunto que é exclusivo ao trabalho de Britto”, diz trecho da ação judicial, segundo uma reportagem publicada pela Associated Press.

No processo, Britto pede a Apple e os designers Craig Redman, de Nova York, e Karl Maier, de Londres, paguem uma indenização por violar direitos autorais e realizar concorrência desleal. O artista também solicita que o uso de susas imagens pela Apple seja proibido. Ainda segundo a reportagem, Britto diz no processo que teria recebido parabéns de amigos quando a campanha foi lançada por conta da semelhança com seus trabalhos. Outros projetos do estúdio usariam imagens parecidas com a do pernambucano.

"Redman e Maier usaram sistematicamente os trabalhos de arte de Romero Britto para conseguir participar de projetos e progredir em suas carreiras. Eles lucraram indevidamente com o carinho imensurável que o consumidor tem por Britto, algo construído por décadas de trabalho incansável", diz a ação judicial. Segundo a reportagem da Associated Press, a Apple e o estúdio de design não quiseram comentar o assunto.