Gestantes atendidas no HU devem ser referenciadas pelo Cora

14/08/2014 14:26

A- A+

Ascom SMS

A Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), por meio da coordenação de Saúde da Mulher e da Rede Cegonha da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) determina que todas as gestantes com gravidez de alto risco que necessitam ser atendidas na Maternidade do Hospital Universitário (HU) precisam ser referenciadas pelo Complexo Regulador de Maceió (Cora).

A importância desse agendamento é para evitar que a única maternidade credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS) que atualmente está atendendo gestantes de alto risco – a do Hospital Universitário – tenha problema de superlotação.

Suzângela lembra que, além  da Maternidade do HU, apenas a Maternidade Escola Santa Mônica atende gestante de alto risco. “A unidade está em reforma estrutural para melhor atender a população de mulheres dependentes do SUS. É bom lembrar que a Santa Mônica fez uma adaptação nas dependências do HU, mas sem ampliação de leitos”, explica a coordenadora da Rede Cegonha.

A portaria de vinculação das maternidades publicada em fevereiro deste ano refere-se aos procedimentos relativos ao acolhimento e vinculação de gestantes às maternidades credenciadas pelo SUS. “A vinculação, proporciona um ordenamento do fluxo e um alinhamento na classificação de risco para gestante”, informa Suzângela Mendonça.

Risco habitual

As gestantes de risco habitual devem procurar informações na unidade de saúde onde está realizando o pré-natal, para saber em qual maternidade deve fazer o parto. Em Maceió há cinco unidades disponíveis:

Maternidade Santo Antonio;

Maternidade Nossa Senhora de Fátima;

Maternidade Nossa Senhora da Guia;

Maternidade do Hospital dos Usineiros;

Casa Maternal Denilma Bulhões – (atendendo apenas Parto Normal, por ser uma Casa de Parto)

Primeira Edição © 2011