Ilha do Ferro é tema de trabalho de conclusão de aluna de Design da Ufal

15 dez 2014 - 05:00

Uma coleção de estampas inspiradas na iconografia da ilha integrou o tcc da primeira designer graduada pela Ufal.

Amanda Soares, primeira designer graduada pela Ufal (Foto: Assessoria Ufal)

Entrar no curso de Design da Universidade Federal de Alagoas foi a primeira meta alcançada pela aluna de Design Amanda Soares de Souza e o ponta pé inicial para o futuro profissional: fazer parte do tão sonhado mundo da moda. Ao que parece, a busca pelas vitórias tem trazido para Amanda muitas conquistas: ela é da primeira turma do curso, é a primeira a colar grau no curso; e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) , apresentado recentemente, foi aprovado com louvor.

Enxergar a Ufal como o caminho para alcançar o que tanto quer foi o primeiro passo para as conquistas de Amanda, que agora graduada, foi aprovada no curso de produção de Moda, ofertado pela Escola Técnica de Artes (ETA), da instituição para a turma de 2015. Como ela mesma diz: “a graduação foi apenas o começo para a profissão que tanto quero e tanto me identifico”.

Segundo Amanda, foi ainda na adolescência que deu os primeiros passos: aprendendo a costurar e a customizar roupas, e como estímulo recebeu de presente de uma tia uma máquina de costura. “Costumo fazer customização das minhas próprias roupas desde os 16 anos, mas foi aos 18 anos que fiz o Corte de Costura do Senac”, disse ela que em sua iniciante vida profissional já fez um editorial de moda para uma loja de Maceió. . Tudo leva a crer que a arte está no dna da família: sua avó e uma tia também costuram.

Resgate cultural

A Ilha do Ferro está a 18 Km do município de Pão de Açúcar e lá residem cerca de 200 famílias que têm como meio de subsistência o artesanato em madeira, com as esculturas, e o bordado denominado em Alagoas como “Boa Noite”, conhecidas até internacionalmente. O artista e escultor Fernandes Rodrigues já expôs suas peças na França e no Museu A Casa, em São Paulo, com acervo de peças e do bordado.

O rico campo artístico e cultural da ilha foi suficiente para inspirar a então aluna do curso de Design para o tema do trabalho de curso; “Apresentando a Ilha do Ferro à cultura local através do design de superfície”, que resultou em estampas aplicadas em 10 blusas expostas durante a apresentação, na Faculdade de Arquitetura (FAU), no Campus A.C. Simões, no mês de novembro.

Amanda Soares apresentando seu TCC e expôs as camisetas (Foto: Assessoria Ufal)

O trabalho teve a orientação da professora Danielly Amatte, atualmente coordenadora do curso e além dela, integraram a banca examinadora a professora Mariana Hennes e o museólogo Júlio Chaves, do Museu Theo Brandão, espaço da Ufal onde Amanda Soarea estagia e continuará atuando. O TCC também contou com a parceria loja El Patiostore.

Para a criação das estampas, Amanda Soares destaca que foi utilizou a metodologia conhecida na área como thinking,aprendida durante o curso. Até à criação dos desenhos, total de 19 para a escolha de 10, foram feitas imersão (conhecimento do local); análise de informações colhidas; ideação (rascunhos), agregados em três grupos, no que ela denomina de PPP ( Pessoas, Paisagem e Produções), dotadas das características culturais da comunidade da Ilha do Ferro e a arte em esculturas, que rotineiramente utiliza madeiras retorcidas adquiridas no Rio São Francisco.

Por Assessoria Ufal