23/12/2014 11h05 - Atualizado em 23/12/2014 11h11

Cerca de 59% dos consumidores de Arapiraca vão às compras no Natal

Pesquisa da Fecomércio mostra intenção de compras para o fim de ano.
Itens de vestiarios e calçados são produtos mais procurados na época.

Do G1 AL

Cerca de 59% dos consumidores de Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas, devem ir às compras neste Natal em busca de presentes para familiares e amigos. A informação é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio), que constatou a intenção de compra através de uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (Instituto Fecomércio AL – IFEPD), em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics) e com a Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca (Ufal – Arapiraca).

Compra ainda é baixa, mas lojistas esperam a proximidade do natal (Foto: Rodrigo Sales/G1)Roupas e calçados são os itens mais procurados pelos consumidores de Arapiraca (Foto: Rodrigo Sales/G1)

Do total de consumidores entrevistados, 27 % disseram que não presentearão e 14% ainda não sabiam. Dos consumidores que vão comprar presentes, 49,56% será para os familiares, 21,49% para os amigos, já 16,23% responderam que vão se auto presentear.

Quanto aos itens escolhidos pelos consumidores da principal cidade do Agreste alagoano destacam-se: os de vestuário com 53,5% das intenções. Seguido dos calçados (33,7%), perfumes/cosméticos (31%), cinto/bolsas (21,9%) e brinquedos (14,9%). Celulares, CD/DVD e artigos de decoração aparecem empatados com 14%, cada um.  Outras opções mencionadas foram Joias/Bijuterias (13%), cestas natalinas (12,2%), eletroeletrônicos (10,5%) e eletrodomésticos (9,2%).

Investimento
Em relação aos custos na aquisição do presente, 22,37% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 251 e R$ 300; 19,30% desembolsarão de R$ 300 a R$ 400; 16,67% investirão de R$ 201 a 250 e 9,65% gastarão entre R$ 101 e R$ 150.

A faixa compreendida entre R$ 51 e R$ 100 será o limite para 8,77% dos entrevistados, enquanto 9,65% gastarão entre R$ 101 e R$ 150 e 7,46%, entre R$ 151 e R$ 200. Acima de R$ 400 será o orçamento de 12,72% dos consumidores. Mas há quem pretenda desembolsar bem menos: 3,7% gastarão até R$ 50.

O pagamento à vista, em dinheiro, será a forma utilizada por 34,21% dos entrevistados. Já o cartão de crédito responderá pelo total de 53,95% dos pagamentos, sendo 19,74% na forma parcelada; 17,54% na modalidade rotativa e 16,67% como débito à vista. Opções como crediário/carnê (7,46%) e cheque (3,95%) serão usadas pela minoria dos entrevistados.

Entre os locais que os consumidores pretendem realizar suas compras, as lojas do Centro aparecem na liderança com 37,28%, seguidas pelas lojas do shopping (21,93%), lojas de rua/bairro/galeria (20,61%), supermercados (9,65%), comércio informal (6,58%), internet (2,19%) e outros (1,75%).

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