Alagoas é um dos três estados que mais se destacam no programa Mais Médicos

Por Assessoria 12/12/2014 10h10
Por Assessoria 12/12/2014 10h10
Alagoas é um dos três estados que mais se destacam no programa Mais Médicos
Foto: Assessoria
Alagoas está entre os três estados do Brasil que mais se destacaram no Programa Mais Médicos, no que diz respeito ao mapa de visitas que os 27 supervisores e três tutores prestaram aos 192 médicos dos 57 municípios alagoanos. Junto com Rio Grande do Norte e Paraíba, o estado compõe o grupo que mais obteve avanços no programa.

As equipes precisavam seguir um cronograma de visitas em 2014 e cumpriram em tempo hábil a programação. A informação é da coordenadora estadual do Programa em Alagoas e tutora da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Ivana Pita.

De acordo com Ivana, dois dos três tutores são da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e um deles é responsável por, em média, seis médicos dos municípios contemplados com o projeto. “Eles recebem apoio técnico, capacitação e avaliam as necessidades de cada município com o objetivo de checar os avanços do programa em Alagoas”, destacou a coordenadora, acrescentando que o saldo é positivo e tem se refletido na redução de internamentos, no aumento no número de consultas e de exames e no grau de satisfação dos usuários.

O avanço tem se revelado ainda no interesse demonstrado por pelo menos 25 municípios em aderirem ao programa. Segundo a coordenadora estadual, a demanda de usuários pelas consultas e exames dos profissionais que fazem o Mais Médico fez surgir a necessidade da ampliação de vagas para pelo menos mais 50 médicos, que devem ampliar a lista dos 192 que já atuam, a partir de março de 2015.

Entre os municípios que já sinalizaram com o interesse na adesão estão Igaci, Jaramataia, Senador Rui Palmeira, Batalha e Murici. Para aderir, eles precisam atender a alguns critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, a exemplo de municípios que contam com povoados inseridos em locais de difícil acesso.

“O elogio que recebemos via e-mail sobre o cumprimento completo da agenda de visitas aos médicos dos municípios alagoanos se deve, sobretudo, ao apoio do secretário Jorge Villas Bôas e esforço conjunto do Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação (MEC) e equipe de tutores, supervisores e apoiadores, além de representantes da Organização Panamericana de Saúde (Opas)”, destacou Ivana.

O Programa Mais Médicos foi lançado em 8 de julho de 2013, por meio da Medida Provisória nº 621, e aberto para os profissionais do Brasil e exterior. Segundo o Ministério, o programa contratou 14,4 mil profissionais brasileiros, húngaros, argentinos e cubanos, que estão distribuídos em 3,7 mil municípios e em 34 distritos indígenas. Os médicos atuam como clínico geral que atendem gestantes, crianças e idosos.  

Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.