Aluno de Arapiraca é medalha de prata em Olimpíada de Matemática

Por Redação com Agência Alagoas 10/12/2014 18h06
Aluno de Arapiraca é medalha de prata em Olimpíada de Matemática
Foto: Assessoria
 Alagoas mais uma vez é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obemep). O resultado divulgado na edição 2014 do certame apresenta 412 estudantes premiados, sendo 112 alunos da rede estadual de ensino com medalhas de prata, bronze e menções honrosas. Gabriel Farias de Neto, aluno da Escola Estadual Adriano Jorge, de Arapiraca, ficou com a medalha de prata.

Promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Olimpíada Brasileira de Matemática tem como propósito estimular o interesse dos alunos da rede pública, além de descobrir novos talentos pelo país.

A Obemep é um concurso direcionado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas federais, estaduais e municipais, onde recebem sua premiação conforme sua classificação nas provas.

Com apenas 14 anos de idade, cursando o 9º ano do Ensino Fudamental, Gabriel Farias é tricampeão na Obemep. O aluno recebeu uma menção honrosa em 2011, foi bronze duas vezes consecutivas, 2012 e 2013, e agora conquistou a medalha de prata.Um histórico significativo para uma competição de nível nacional.

“Preparei-me para conquistar a medalha de ouro, mas a prata é uma grande conquista já que concorri com estudantes de todo o país”, afirma Gabriel, destacando que cada concurso é um incentivo a mais, e que não vai desistir na busca pelo tão sonhado ouro na Obemep.

Gabriel reconhece que sua conquista é fruto do incentivo de sua família e dos professores e que a medalha de prata passa a ser mais um motivo para novas conquistas. “Tenho me dedicado muito para o concurso dentro e fora de sala de aula, mas sem a colaboração dos professores ficaria ainda mais difícil”, assegurou. Ele dedicou sua vitória à família e à comunidade escolar.

A professora de matemática da Escola Adriano Jorge, Ester Barbosa Santos, destacou que a vitória de Grabriel Farias é motivo de alegria e satisfação de todos os professores e alunos da escola. “Gabriel, apesar de ser tímido, é um aluno de destaque em todas as disciplinas e com grande aptidão para os estudos”, reconhece a professora.

Para a diretora-adjunta, Valéria Albuquerque, a conquista da medalha de prata pelo aluno tem grande importância pedagógica para a escola, além de ser um incentivo para que outros alunos participem de concursos. “É uma honra para todos nós a vitória e não foi surpresa essa conquista do Gabriel”, comemora a professora.

A coordenadora pedagógica, Luciana Barros, explicou que além dos conteúdos didáticos aplicados em sala de aula durante o ano letivo, o aluno Gabriel ainda se aprofundou na disciplina resolvendo questões em sites especializados. “É um momento de felicidade para toda comunidade escolar e esperamos que um número maior de alunos conquiste novas medalhas”, afirma.

A Olimpíada Brasileira de Matemática (Obemep), edição 2014, teve a participação de 19 milhões de alunos da rede pública de ensino.