01/12/2014 23h19 - Atualizado em 01/12/2014 23h19

Espaço Cultural reúne exposição artística que discute analfabetismo

Mostra aborda experiência de artista alagoana com línguas estrangeiras.
'Decifro' fica em cartaz até dia 30 de janeiro de 2015, em Maceió.

Do G1 AL

A Pinacoteca Universitária, no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), abriga, até o dia 30 de janeiro, a exposição Decifro, da artista alagoana Camila Cavalcante. As obras em fotografia, pintura em tela e depoimentos em Khmer e Laociano - as línguas oficiais de Camboja e Laos, países do Sudeste Asiático - pretendem abordar a experiência do analfabetismo que a artista vivenciou nestes locais.

Decifro (Foto: Arquivo Pessoal / Camila Cavalcante)'Decifro' reúne fotografias, pinturas em tela e depoimentos (Foto: Arquivo Pessoal / Camila Cavalcante)

Decifro é a primeira exposição solo de Camila Cavalcante em Maceió e traz a interpretação visual da artista sobre a percepção pessoal de ser analfabeto através da liberdade de criar significados apenas a partir do estímulo visual, para palavras sem sentidos preconcebidos.

Durante meses a artista viveu em Laos e em Camboja em busca de contato com uma língua da qual não tivesse nenhum entendimento prévio, com um alfabeto diferente e uma nova estrutura de leitura. “Pela primeira vez eu também fui analfabeta. A partir daí fotografei frases, avisos, propagandas e outros símbolos que visualmente me instigavam a criar significados a partir apenas da minha relação com eles”, explica.

Camila Cavalcante (Foto: alagoas, maceió, camila cavalcante)Camila diz que viveu como analfabeta durante a
produção do trabalho artístico
(Foto: Arquivo Pessoal/Camila Cavalcante)

Inclusão
A mostra artística também traz ações inclusivas disponibilizando o texto de curadoria e as informações técnicas da exposição em texto e também em áudio, permitindo uma experiência mais democrática e acessível aos diferentes tipos de público.

No local, além do tradicional livro de assinaturas, os visitantes - letrados ou não - também podem registrar sua presença em um livro de impressões digitais.

Camila Cavalcante é formada em Comunicação Social pela Ufal, Mestra em Artes pela University of Westminster de Londres e especialista em Jornalismo e Crítica Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco. A artista alagoana que, atualmente vive em Edimburgo, na Escócia, já participou de 14 exposições no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido e foi duas vezes premiada em concursos nacionais de fotografia.

Serviço
Exposição Decifro, de Camila Cavalcante
Onde: Pinacoteca Universitária, Espaço Cultural da Ufal, Praça Sinimbú, Centro
Quando: 26 de novembro a 30 de janeiro de 2015
Horários: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e aos sábados das 9h às 13h.
Mais informações: 3214-1545 ou www.ufal.br/pinacoteca

 

 

tópicos:
veja também