Estudantes protestam contra decisão sobre aumento da passagem em Maceió

19 fev 2014 - 14:05

Manifestantes ocupam Praça Deodoro, no centro de Maceió, criticando aumento de R$ 0,20 na tarifa de ônibus.

Foto: Dayvison Fernandes / Reprodução Facebook

Dezenas de estudantes realizaram um protesto, na manhã desta quarta-feira (19), na Praça Deodoro, centro de Maceió, contra decisão do desembargador James Magalhães, que elevou o valor da tarifa de ônibus dos atuais R$ 2,30 para R$ 2,50, acolhendo os argumentos de empresários do setor – o valor será majorado em 1º de março, apesar de a Prefeitura de Maceió já ter garantido que recorreria da decisão, já que o Executivo defendia a discussão somente quando da licitação do transporte urbano.

Depois de ouvir as partes interessadas, o desembargador decidiu, na última sexta-feira (14), fixar um valor considerado intermediário, reconhecendo a necessidade de reajuste da tarifa, tomando por base a dificuldade – alegada pelo setor empresarial – de combate ao transporte clandestino, além da elevação de despesas com combustível e melhoria da frota, por exemplo.

“É do Município e das empresas de transporte urbano coletivo a responsabilidade pela equação desse problema. Ambos devem adotar as medidas necessárias para que haja o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. Pretender se esquivar dessa responsabilidade é demagogia”, diz trecho da decisão do magistrado.

Segundo Niara Aureliano, aluna da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e integrante do Diretório Central Estudantil (DCE), os estudantes estão acompanhando de perto o impasse sobre a passagem de ônibus. “Este ano, a gente promete voltar às ruas para como no ano passado. Vamos derrubar essa tarifa”, afirmou a universitária.

Da Gazetaweb