Sorriso de Plantão abre inscrição para voluntários

04 fev 2014 - 13:30

Estudantes de qualquer área de formação podem participar do projeto de extensão da Ufal.

Foto: Divulgação

O projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas, Sorriso de Plantão, que já levou muita alegria para várias crianças internadas em hospitais de Maceió está abrindo inscrições para voluntários. Entre os dias 3 de fevereiro e 14 de março, o Projeto Sorriso de Plantão estará selecionando estudantes universitários para serem os “doutores palhaços” de 2014. Os candidatos podem ser de qualquer área de formação (saúde, humanas ou exatas), de faculdades ou universidades do Estado ou ainda dos cursos tecnológicos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Inscrição

Os alunos devem preencher o formulário on-line disponível no site do projeto, anexando comprovante de matrícula, uma foto 3×4, cópia do cartão de vacina e comprovante de pagamento da taxa de inscrição. As vacinas exigidas são tétano, hepatite B, tríplice viral e varicela (para aqueles que ainda não tiveram catapora) com pelo menos a primeira dose em dia.

A taxa de inscrição é R$ 10, valor que deve ser revertido para compra de material de trabalho. O depósito ou transferência deve ser direcionado para a conta poupança 18098-8, agência 1545, operação 013, da Caixa Econômica, no nome de Nerissa Fortes da Cunha Lima.

A confirmação de inscrição será publicada no site, no dia 17.

Seleção

O processo de seleção inclui três etapas: prova escrita, entrevista (individual) e apresentação artística (individual ou em grupo). A prova será realizada no dia 22 de março, às 14h, e os resultados, divulgados no dia 26.

A entrevista acontece nos dias 29 e 30 de março, com horário a definir. A última etapa é a apresentação artística ou musical, que acontecerá nos mesmos dias (29 e 30), com horário a definir. As apresentações são direcionadas à expressão vocal ou corporal, podendo ser declamação de poesias, execução de músicas (canto ou instrumental), peça teatral, contação de histórias, entre outros.

Após a classificação, os alunos serão instruídos sobre o projeto e receberão formação artística. Todo o processo seletivo, a capacitação e as reuniões do projeto acontecerão nas dependências da Uncisal. O resultado final sairá no dia 4 de abril.

Conforme o edital, o processo de seleção destina-se ao provimento de 60 vagas, “podendo o número de vagas ser reduzido ou aumentado de acordo com a necessidade de palhaços doutores dentro do projeto, bem como do nível de envolvimento e interesse dos candidatos”. O trabalho é voluntário e os alunos receberão certificado de extensão emitido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O projeto

Sorriso de Plantão é um projeto de extensão da Ufal em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Uncisal, em que alunos e profissionais participantes buscam amenizar a dor de crianças e acompanhantes que se encontram enfermos nas instalações do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, Hospital Geral do Estado de Alagoas, Hospital Escola Dr. Hélvio Auto e, a partir desse ano, na Santa Casa de Misericórdia de Maceió – Unidade Farol.

Os integrantes se caracterizam de “palhaços doutores” e se dispõem a compartilhar seus sábados nesses hospitais utilizando a arte do clown, ludoterapia, musicoterapia e contação de histórias para oferecer “injeções de ânimo e doses de bom humor”. As visitas possuem caráter terapêutico e fazem parte do tratamento médico hospitalar. O grupo encara a tristeza como uma doença que dificulta a recuperação e busca contribuir para o bem estar e a saúde das crianças hospitalizadas.

Facebook: https://www.facebook.com/sorrisodeplantao

Contatos: