19/02/2014 13h09 - Atualizado em 19/02/2014 17h54

Ufal investiga se universitário burlou sistema para alterar nota baixa

Universidade percebeu alteração e denunciou ao Núcleo de Tecnologia.
Processo administrativo foi aberto para apurar como sistema foi invadido.

Natália SouzaDo G1 AL

Ufal (Foto: Divulgação/ Jonathan Lins) Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
(Foto: Jonathan Lins/G1)

A alteração na nota de um estudante do curso de Engenharia Química, no sistema acadêmico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vem sendo investigada pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). A suspeita é de que o universitário, que não teve a identidade revelada, tenha burlado o sistema e alterado a nota porque não atingiu a média necessária para aprovação. A fraude teria acontecido há três semanas e há cerca de sete dias um processo administrativo foi aberto para apurar o caso.

Por meio da assessoria de comunicação da Ufal, o coordenador da Pró-reitoria de Graduação, professor Alexandre Lima, afirmou à reportagem do G1 que a nota alterada para mais foi da disciplina Cinética e Cálculos Reatores II. Entretanto, a assessoria de comunicação da universidade não sabe informar ainda se a alteração da nota foi feita pelo aluno ou se foi um erro no sistema.

A situação vem causando inquietação entre os estudantes do curso. À reportagem do G1 um universitário afirmou que os estudantes sabem como a modificação da nota ocorreu, mas têm medo de represálias do suspeito e da coordenação do curso, em caso de denúncia.

“Ele criou um e-mail com o nome da professora da matéria e enviou uma mensagem ao NTI solicitando uma senha nova para acessar o sistema. Como não houve resposta, ele imprimiu o e-mail, levou até o núcleo, disse que era bolsista dela e conseguiu a senha. Mas ele acabou alterando a nota do período antigo. Se tivesse passado no semestre anterior, não teria porquê estar cursando agora, então foi descoberto”, contou o estudante que preferiu não se identificar.

A assessoria da Ufal afirmou que a própria professora notou a alteração na nota e informou ao NTI. “Ela abriu um processo administrativo e o NTI realizará uma varredura no sistema para averiguar o que houve. Por ora, não é possível afirmar que foi o aluno quem fez a modificação [da nota]. O núcleo jamais forneceria uma senha do login de um professor para um aluno, mesmo com alguma declaração, pois é sigiloso”, informou a assessoria da Ufal.

A instituição afirmou que, caso seja comprovada a fraude, o Centro de Tecnologia, ao qual o curso de Engenharia Química é vinculado, é quem decidirá o tipo de punição ao estudante de acordo com o regimento interno. Segundo a Ufal, não há previsão para conclusão da investigação.

tópicos: